Quando eu li no dia 23 de dezembro uma publicação no Valor Econômico de que seriam fechadas unidades da Walmart nas regiões Nordeste e Sul, logo pensei em Blumenau. A rede controla os Hipermercados Big que irá encerrar as atividades da loja instalada no Norte Shopping. Outra também terá o mesmo destino em Brusque, que já tem data marcada: 30 de dezembro.
Em Santa Catarina, a rede conta atualmente com 15 unidades espalhadas em várias cidades do Estado. De acordo com nota da empresa, em 2015 foram investidos R$ 1,3 bilhão na abertura de novas lojas, reforma de unidades antigas e integração de sistemas.
A verdade é que o Walmart passa por uma grande reestruturação no país já faz alguns anos. Em 2013, fechou 25 lojas, abriu outras 22 e demitiu funcionários. Se a crise anunciada para 2016 tomar as dimensões projetadas pelos economistas, as dificuldades devem ser ainda maiores. Infelizmente, são ações necessárias para enxugar e tornar possível a operação.
Quanto aos funcionários, a empresa irá fazer todo o possível para transferi-los das unidades que serão fechadas para outras lojas. O Blumenau Norte Shopping irá perder uma de suas lojas âncoras e a Cooper, instalada no outro lado da BR-470 vai gostar dessa novidade.