Banda Choppmotorrad lança novo CD durante a Oktoberfest

Banda-Choppmotorrad

A Banda Choppmotorrad, capitaneada pelo fotógrafo e músico Ingo Penz, lança nesta quinta-feira, 09 de outubro, durante a Oktoberfest, o seu novo CD com 30 músicas inéditas.  De acordo com Ingo Penz, algumas delas foram inspiradas no Tirol da Alemanha. “A criação deste CD foi uma coisa muito lúdica. No qual resgatamos canções que ainda não havíamos gravado e que mexem muito com a emoção de todos nós, mas principalmente com os descendentes de alemães. Posso afirmar que se trata de um trabalho inédito e diferente”, resume Penz. O último trabalho da banda foi lançado em 2010: um DVD com 14 músicas inéditas e imagens bucólicas do Vale Europeu.

A sonoridade da banda é resultado de uma combinação muito especial que une instrumentos tradicionais com os atípicos trazidos e improvisados nos navios, que há mais de 180 anos trouxeram os primeiros imigrantes da Alemanha. Deles brota uma música intensa e de sonoridade. Aí entra o resgate da Mundharmônica, produção blumenauense, o Bassbrett (tocado por um cabo de vassoura em uma caixa de ressonância), e o compasso do Teufelsgeige (conhecido como violino do Diabo, referência aos lenhadores dos Alpes Europeus que faziam músicas nas florestas com paus e arames).

O violino do Diabo também era usado na Europa pelos colonos alemães para exorcizar as lavouras, por isso é composto de chifres. “Os colonos acreditavam que ele espantava os maus espíritos e a colheita vinha boa e farta”, diz.

No complemento, a cristalina força dos sopros espelha ao lado do bandoneon e da harmônica de boca toda esta simbologia germânica. Paralelamente, a força musical ganha reforço de trompete, saxofone e violino, que é a novidade deste novo CD. “É um verdadeiro festival musical para os ouvidos de quem gosta deste tipo de música, um maravilhoso resgate da Alemanha”, avalia.

Texto: Liliani Bento