Banco de Leite Humano promove homenagem para as doadoras

Foto: Marcelo Martins

 

Por Felipe Elias, com fotos de Marcelo Martins

Na tarde desta sexta-feira (18/05/18), o Banco de Leite Humano de Blumenau preparou uma homenagem especial para as mulheres que contribuem com a doação voluntária de leite para o órgão. A ação teve como objetivo antecipar as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Doação de Leite, que ocorre anualmente no dia 19 de maio.

Na ocasião, as doadoras foram recebidas pela equipe da unidade, onde tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do espaço e entender como é feito todo o processo de preparação do leite doado até o envio para um hospital. Além disso, as visitantes ganharam certificados de reconhecimento pelo ato de solidariedade, participaram de um chá da tarde e levaram para suas casas mudas de plantas.

 

 

Renata Santos, de 32 anos, foi uma das doadoras que compareceram à celebração. Moradora do bairro Itoupava Central, a mãe do pequeno Martin, seu primeiro filho, elogiou o trabalho realizado pelo órgão. “Comecei a doar há 40 dias. A coleta é feita na minha casa e o atendimento é muito bom, os profissionais são muito atenciosos”, elogiou.

A enfermeira Deize Nara Monteiro Sasse atua na unidade há dois anos. Em 2017, após ter filho, ela fez a doação por um período de seis meses. “Como eu trabalho aqui, tenho essa sensação nítida da importância que esse leite tem para outras mães e bebês. Essa visita fará com que essas outras doadoras sintam a mesma coisa”, afirmou.

 

 

Sobre o Banco de Leite

Implantado em 1998, está localizado em uma área de 270 m² dentro do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, no bairro Itoupava Norte. Entre os 11 bancos de leite que existem no Estado, é o que possui maior volume de doação. Atualmente, de acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Elisabeth Kuehn de Souza, a unidade conta com cerca de 80 doadoras, que contribuem para uma produção média de 150 a 200 litros de leite por mês.

Toda a coleta é realizada pelas próprias doadoras, que recebem em suas residências as orientações e o apoio necessário para a retirada do leite da mama, além dos vidros esterilizados para armazenamento. O recolhimento do material é feito por profissionais no próprio domicílio. Quando chega ao Banco de Leite, o produto coletado passa por classificação e armazenamento, processo de pasteurização e controle de qualidade. O material abastece os Hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina, em Blumenau, e Azambuja, em Brusque, conforme a necessidade.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone de contato é o 3381-7570.

 

 

Certificado Ouro

Pelo terceiro ano consecutivo, o Banco de Leite de Blumenau será premiado com o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano na “Categoria Ouro”, conferido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. A coordenação da unidade receberá o documento na próxima segunda-feira, dia 21, durante reunião da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano, em Joinville.