Balneário Camboriú alerta sobre os cuidados com a nova cepa da Influenza

Até esta quinta-feira (16/12) nenhum caso de contaminação pelo vírus foi registrado no município. A vacina anual previne a forma grave da doença, evitando a internação.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel [Secom/SC]

Com a circulação da nova cepa da Influenza, a H3N2, em alguns estados brasileiros, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú alerta sobre a necessidade dos cuidados básicos, pois a gripe é transmitida entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar. Até esta quinta-feira (16/12) nenhum caso de contaminação pelo vírus foi registrado no município.

O vírus H3N2 provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dores nas articulações e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquido para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Sintomáticos devem procurar atendimento médico no Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento da Covid-19 (Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios).

A última vacina anual contra a Influenza previne a forma grave da doença, evitando a internação. Porém, quem estiver vacinado contra o vírus não está imune a contaminação. Por isso, é importante o uso de máscara, higiene constante das mãos e cobrir a boca ao tossir.

A vacina contra a gripe está disponível nas Salas de Vacinas das oito Unidades Básicas de Saúde do município. Para receber a imunização, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú