domingo, 24 outubro 2021
InícioAnimaisBaleias-francas escolhem Sul de SC para acasalamento e berçário

Baleias-francas escolhem Sul de SC para acasalamento e berçário

Enseadas com águas calmas, limpas e na temperatura ideal pesam a favor. Confira as belas imagens gravadas em vídeo mostrando mães e seus filhotes.

As baleias são visitantes frequentes do Litoral de Santa Catarina. Infelizmente, nos últimos tempos, muitas morreram encalhadas, em especial as da espécie jubarte. Mas hoje não vamos falar da morte e sim de renovação da vida.

Imbituba, especialmente a praia de Ibiraquera, é um dos locais preferidos para os mamíferos-gigantes acasalarem e procriarem. Entre os vários fatores que colaboraram para isso estão as enseadas com águas calmas, limpas e na temperatura perfeita.

Famílias de baleias-francas, ainda em extinção, vem da Antártica rumo ao Sul do Brasil e fazem dessas praias o seu local de morada entre julho a novembro. O Projeto Franca Austral monitora e estuda os animais, além de trabalhar para a preservação das espécies.

Nas imagens gravadas nesta temporada por Ricardo Wegrzynovski é possível ver várias baleias, em duplas de mães e filhas, e até um quarteto. Esses vídeos foram registrados na praia de Açores, em Florianópolis (SC).

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS