Balanço da 37ª Oktoberfest mostra redução de 16% nos crimes

Durante a festa, os profissionais de saúde realizaram 1.119 atendimentos no Ambulatório do Parque Vila Germânica. Deste total, 15 pessoas precisaram ser encaminhadas à hospitais.

Foto: Eraldo Schnaider

Na manhã desta sexta-feira (28/10/22), foi realizada uma coletiva de imprensa entre as autoridades municipais e as forças de segurança envolvidas na organização da 37ª Oktoberfest Blumenau. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, onde foram repassados alguns dados básicos.

Em relação aos desfiles, houve uma média de 12 mil espectadores, entre turistas, visitantes e moradores. Seis pessoas precisaram de atendimento por problemas relacionados ao a mal-estar, náusea, tontura e vômito.

O público total deste ano foi considerado recorde, quando 634.701 pessoas passaram pelos quatro setores do Parque Vila Germânica. O dia com maior número, foi o penúltimo da festa, no sábado (dia 22), quando 71.320 foliões passaram pelos pavilhões entre às 11h da manhã e 4h de domingo.

Na questão segurança, foram lavrados 145 boletins de ocorrências durante a Oktoberfest. Foram furtados 109 celulares, uma redução de 80%, em relação a 2019, quando ocorreram 544 furtos. Na área de achados e perdidos, havia 547 objetos, dos quais 156 foram devolvidos aos donos.

No total, houve 32 crimes, uma redução de 16% em relação à 2019, quando ocorreram 38. Entre eles, cinco casos de lesão corporal, apreensão de uma nota falsa e uma ocorrência envolvendo drogas.

A Oktoberfest é um evento que tem como um dos seus fortes o chope e a cerveja. Não foram passados dados totais sobre casos de embriaguez, apenas de que não foi registrado nenhum com jovens abaixo de 18 anos.

Os profissionais de saúde realizaram 1.119 atendimentos no Ambulatório do Parque Vila Germânica. A maioria foram casos de mal-estar, dores de cabeça, suspeitas de luxações e fraturas, escoriações, reações alérgicas, suspeitas de infarto e AVC, ingesta excessiva de bebida alcoólica, aumento de diabetes, hipertensão, tontura, vômito, entre outras.

Desse total, 15 pessoas precisaram de atendimento hospitalar, principalmente os casos envolvendo suspeitas de fraturas, infarto, AVC, hiperglicemia e hipertensão.

A Guarda Municipal de Trânsito (GMT), abordou 1.358 veículos, dos quais 514 apresentavam irregularidades e foram removidos ao pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. Quinze motoristas não eram habilitados ou estavam com suas CNH vencidas. Também foram realizados 457 testes de bafômetro, mas não foi repassado o número total de casos positivos.