Autoridades municipais de Blumenau viajam para abertura de outra Oktoberfest na Alemanha

Desta vez o destino é Erfurt, cidade natal de Fritz Müller.

Oktoberfest na cidade de Erfurt, na Alemanha | Foto: divulgação

Nesta quarta-feira (20/09/23), o secretário de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann, e o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira, viajam para a Alemanha. O objetivo inicial, é participar da abertura da Oktoberfest de Erfurt, cidade natal de Fritz Müller, que ocorrerá na sexta-feira (22).

A viagem irá durar uma semana e prevê uma reunião com a Câmara de Vereadores local. Na visita feita em julho deste ano, com a presença do prefeito Mário Hildebrant, foram tratadas algumas negociações com a cidade alemã. Entre elas, a parceria de um intercâmbio de alunos e professores blumenauenses de escolas bilíngues para a Alemanha. Se tudo der certo, isso poderá acontecer em 2024.

Outro pedido foi a possibilidade de tombamento e revitalização da casa onde Fritz Müller morou em Erfurt, e que as unidades de ensino possam abordar a história e trajetória do naturalista. Também há o projeto de lei que quer torná-la cidade-irmã de Blumenau.

Sylvio Zimmermann domina o idioma alemão, é culto, está há algum tempo atuando no poder público e tem capacidade para representar muito bem Blumenau em outro país. Essas qualidades lhe dão flexibilidade para tratar sobre vários assuntos.

Hildebrandt, que voltou ontem (19) da Alemanha depois de ter participado da abertura da Oktoberfest em Munique, falou sobre a importância de Blumenau estar presente no evento. “Receber o convite, de forma oficial, mostra mais uma vez o protagonismo de Blumenau. Estive recentemente em Erfurt e percebemos o quanto somos respeitados. Por isso, se fazer presente num dos eventos mais importantes da cidade que queremos que seja nossa cidade-irmã é nossa obrigação”, afirmou.

A aproximação é muito importante e o resultado de esforços, por isso não nos cabe julgar sem estar a par de todos os detalhes envolvidos. Se trouxerem retorno econômico, cultural, histórico e educacional para Blumenau, justificará todo o custo pago com o dinheiro dos cofres públicos.

Falta de transparência

Os custos de uma viagem envolvem passagens, hospedagem, deslocamento, etc.. Seria interessante divulgar os gastos totais de todas essas visitas para a tão propagada transparência, já que é uma tarefa trabalhosa localizar cada um dos itens e compor o valor final.

O mesmo se aplica às ações promocionais para divulgar a Oktoberfest. Mesmo que elas sejam pagas com o lucro festa, os valores pertencem aos contribuintes blumenauenses.


 

Confira as atrações do Natal em Blumenau para 2023, que está quase chegando: