Aumenta para mais de 27 mil o número de desabrigados devido às chuvas em SC

Duas cidades do Vale do Itajaí decretaram calamidade pública em função dos estragos causados pelas chuvas.

Foto: Marco Favero/SECOM

O relatório da Defesa Civil de Santa Catarina divulgado na manhã desta quarta-feira (18/10/23), revelou que o número de desabrigados devido às chuvas no estado atingiu a marca de 27.479 pessoas. Um total de 71 municípios já disponibilizaram locais de acolhimento, resultando em 160 abrigos abertos.

Desde o início das ocorrências em outubro, 149 municípios registraram problemas relacionados às chuvas, com 133 deles em situação de emergência. Além disso, os municípios de Rio do Sul e Taió decretaram estado de calamidade pública em função dos estragos causados pelas chuvas.

O Governo do Estado de Santa Catarina tem se esforçado para fornecer assistência humanitária às áreas afetadas, enviando até o momento um total de 92.324 itens de ajuda para 26 municípios.

O relatório também emitiu um Aviso Meteorológico para temporais e chuvas intensas previstos para amanhã, quinta-feira, 19 de outubro. Há risco moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. Os acumulados de chuva previstos ficam entre 40 e 60 mm. Nas áreas em verde, os acumulados variam entre 20 e 30 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente.

O monitoramento meteorológico mostra que a chuva retornou à região Oeste do estado hoje (18), com pancadas moderadas, embora o risco de temporais isolados permaneça. Nas demais regiões do estado, o amanhecer foi nublado, mas sem chuvas significativas.

Devido aos acumulados elevados de precipitação observados nos últimos dias, permanece alto a muito alto o risco de deslizamentos em grande parte do estado. A Defesa Civil catarinense continua monitorando de perto a situação e prestando auxílio às comunidades afetadas.