Aumenta para 200 o total de ocorrências registradas pela Defesa Civil em Blumenau

Na manhã deste sábado (4/11) havia seis famílias e cinco animais no único abrigo aberto no município. Ainda há uma rua bloqueada por conta das chuvas.

Deslizamento na Rua Netuno, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau | Imagem: Zaidan Martendal

A Prefeitura de Blumenau ainda contabiliza os prejuízos causados pelas chuvas de quinta e sexta-feira (2 e 3/11/23). No total, as equipes da Secretaria de Defesa Civil atenderam 200 ocorrências: 150 deslizamentos, dois alagamentos e 15 quedas de árvores. Também foram realizadas 33 análises de risco.

Segundo a prefeitura, a única rua com bloqueio por conta das chuvas, é a José Paulo Barbieri, no bairro Garcia, onde ocorreram dois deslizamentos. O primeiro, no início da via, que será retirado ainda hoje. O segundo precisa de uma máquina diferente que será contratada durante a semana para fazer a remoção.

No único abrigo aberto para receber as pessoas atingidas pelas intempéries, havia 19 pessoas na manhã deste sábado (4). São seis famílias e cinco animais. Desse total, há 11 adultos, 6 crianças, 2 adolescentes, 4 cachorros e um gato. Todos estão abrigados na Igreja Evangélica Livre, localizada no Itoupava Norte.

O Rio Itajaí-Açu estava com 8,74 metros acima do nível normal às 8h de hoje (4). Desde atingir o pico às 23h de sexta (3), de 9,50 metros, a água já baixou 76 centímetros. Com a previsão de sol até pelo menos quarta-feira (8), a tendência é que a situação normalize.

O tempo estável também contribuirá para reduzir a umidade no solo, ajudando a diminuir o risco de novos deslizamentos. As equipes da prefeitura estão realizando a limpeza das ruas, o que merece um grande elogio e reconhecimento aos servidores envolvidos.