Fotos e texto: Luciano Bernz | Edição final: Claus Jensen
Em visita à sua cidade natal semana passada, o ator blumenauense Ronaldo Daniel, de 27 anos, concedeu uma entrevista exclusiva ao nosso blog. Ele mora há 4 anos no Rio de Janeiro e já teve participações em novela e séries da Rede Globo. Aqui em Blumenau, apresentou o Programa Reconstruindo o Vale na TV Galega em 2008.
A entrevista foi na Escola Básica João Durval Müller, no bairro da Velha, onde estudou. O primeiro encontro foi na prefeitura em plena greve dos servidores públicos, onde chegou a declarar o seu apoio à melhores condições de trabalho e valorização do professor. Nessa primeira entrevista, ele fez questão de falar sobre o papel que a escola pública teve na sua vida. Em outra, iremos falar sobre a sua carreira.
Após sair de Joia Rara, que terminou em Maio, estou curtindo um pouco a família aqui no sul, e fazendo alguns comerciais. Já fiz quatro trabalhos na Rede Globo, que inclui três pequenas participações nas séries “Loucos por Elas”, “A Teia” e “Malhação”. E por último, fiz um policial na novela das 18h, Joia Rara, atuando ao lado do ator Vicentini Gomez que fez o personagem “Delegado Cavalcante”.
A escola pública teve um papel fundamental na minha vida. Ela foi a minha mãe, e o pai que eu não tinha; já que meus pais se separaram muito cedo. A escola até me sustentou numa época em que não tínhamos condições nem de ter alimento. Foi a minha segunda mãe. Por isso defendo a escola pública! E vou defender pelo resto da minha vida a categoria dos professores e funcionários públicos.
A Escola Básica João Durval Müller, aqui onde estamos, foi a minha primeira escola. O que mais me marcou nela, foi o fato dos professores não desistirem de mim. Eles acreditaram em mim e no meu sonho. As professoras Cida, Estelinha, Roseli, Sueli e várias outras, cuidavam de mim como se fossem uma segunda mãe. Elas tinham uma ligação muito forte com minha família, e me ajudavam. Não só no ensino que foi fundamental, mas também com uniformes, alimentos e outras coisas que precisávamos na época, mas não tínhamos. Estes professores tiveram um papel fundamental na minha vida.
Eu fico muito triste de ver a cidade de Blumenau e algumas outras do Brasil em greve. É lamentável. Todos precisam de um professor, seja o presidente ou prefeito. Mas o poder público não os valoriza. É uma fase muito triste que o país está vivendo.
Os professores lutam e não conseguem ter um salário digno. Muitos saem da escola para se aposentar e descansar. Mas muitos na verdade, vão mesmo é se tratar. Porque estão com depressão, estressados, em crise e problemas de nervos. Isso me deixa mais triste ainda. Eles se dedicam a vida inteira pelos alunos e quando se aposentam, tem que tratar de problemas de saúde.
O ator ainda citou que seu vínculo com a escola é muito forte, e nunca pretende abandoná-la. Ele deixou uma mensagem de incentivo aos jovens, para que acreditem nos seus sonhos e confiem nos professores.
Jovens: acreditem nos seus sonhos e naquilo que o professor ensina. O sonho, a gente alimenta a cada dia. O professor te mostra o caminho, e se você acreditar no seu sonho, você consegue, porque todo mundo pode.
Meu vínculo com essa escola é muito grande e não pretendo abandoná-la. Já é a segunda vez que a visito para conversar com os professores e a diretora, ou seja, voltar à minha origem.
Durante a sua presença na escola, fez a alegria da criançada, esteve na sala dos professores e matou a saudade do lugar que marcou a sua vida. Agradecemos ao Ronaldo, por seu belo depoimento, que mostra o quanto professores podem fazer a diferença na vida de uma pessoa.
Se você quiser acompanhar a carreira de Ronaldo Daniel, acrescente ele no seu Instagram (@rdanieloficial) e Faceboock (rdanieloficial). Seguem fotos da visita dele à escola.