sexta-feira, 21 janeiro 2022
InícioEsporteAtleta catarinense de 8 anos representa o Brasil em Campeonato de Xadrez...

Atleta catarinense de 8 anos representa o Brasil em Campeonato de Xadrez na Espanha

 

Durante o mês de novembro ocorrerá em Santiago de Compostela, na Espanha, o Santiago World Cadets Chess Championships – Campeonato Mundial de Xadrez pensado. Serão 11 partidas, uma por dia, com duração de até três horas, e algumas atividades paralelas, num total de 15 dias de torneio. O chapecoense Pietro Zottis, aluno do professor Marco Barbosa, será o 10° atleta chapecoense do Clube de Xadrez a participar do Mundial de Xadrez em 34 anos de história do xadrez de Chapecó.

 

Pietro tem apenas oito anos e representará o Brasil na Espanha

 

Pietro é o primeiro atleta a participar da categoria Sub-08 e será o representante oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, sendo o único brasileiro nessa categoria e disputará com outros 134 atletas de diversos países do mundo.

Por sua evolução e desempenho, o presidente da Federação Catarinense de Xadrez enviou à Confederação Brasileira uma carta de recomendação indicando a participação de Pietro por ser um atleta que vem se destacando no Estado de Santa Catarina. A recomendação foi aceita pela Confederação e Pietro será o representante oficial do Brasil no Mundial de Xadrez em sua categoria.

Começou a jogar xadrez brincando com o pai, nas férias de julho de 2016, quando tinha 6 anos. Em poucos dias já estava jogando bem e, em 5 de agosto, fez um teste e começou a treinar na escolinha de xadrez do município de Chapecó com o professor Marco Barbosa, que faz parte do projeto Atleta do Futuro da Prefeitura Municipal de Chapecó.

 

Pietro Zottis e o professor Marco Barbosa

 

Seu primeiro torneio foi em setembro de 2016, em Chapecó, quando ganhou medalha de Atleta Destaque. Em 2017 e 2018 participou de vários torneios e esteve sempre no pódium. Participou também de um pré-mundial em 2017, em Curitiba, e ficou em 6º lugar. No Circuito Oeste de Xadrez de 2017, que envolve várias cidades, num total de 9 etapas, ficou em 6° lugar em sua categoria.

Em março de 2018 ficou em 3º lugar no Torneio Estadual Sub-8. Em maio participou do Brasileiro de Xadrez Infantil em Florianópolis (Fenac) e alcançou o 8º lugar em sua categoria (foi o catarinense mais bem colocado) e no Brasileiro de Blitz (xadrez rápido) ficou em 9º lugar. No Sul-brasileiro escolar, em Foz do Iguaçu, representou o Colégio Logosófico e terminou em 6º lugar. Pietro participa pelo segundo ano do Circuito Regional Oeste.

Foto 05 –

Foto 06 – Pietro Zottis e o professor Marco Barbosa

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS