terça-feira, 30 novembro 2021
InícioClimaAté janeiro as chuvas ficam dentro das médias mensais e devem ocorrer...

Até janeiro as chuvas ficam dentro das médias mensais e devem ocorrer ondas de calor

 

Bairro Velha, temporal no dia 10 de fevereiro de 2018 | Foto: Adélio May

 

Durante o último Fórum Climático Catarinense, que o AlertaBlu participa mensalmente, foi elaborada a previsão climática de consenso entre os meteorologistas até janeiro. Esse mês segue com o padrão climático semelhante a outubro, com a presença de muita nebulosidade e chuva frequente em Blumenau.

As últimas atualizações dos modelos climáticos indicam que a chuva ficará em torno da média mensal nos próximos meses. Ela é causada principalmente pela passagem de frentes frias, cavados (áreas alongadas de baixa pressão), áreas de instabilidade associadas ao aquecimento diurno (convecção) e pela circulação marítima.

Além disso, com o aquecimento do dia por causa do calor de verão, devem ocorrem as típicas pancadas de chuva, que podem ter acumulados significativos em curto espaço de tempo. Elas devem se tornar mais frequentes, assim como temporais, com trovoadas, descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso.

A temperatura ficará próxima da média climatológica em Blumenau durante o trimestre. Ondas de calor com três a quatro dias de temperaturas mais elevadas são esperadas durante o trimestre. Com relação às forçantes climáticas, ressalta-se a possibilidade de configuração de um evento de El Niño de fraca intensidade no decorrer do verão 2018/19.

Os aso foram informados pela meteorologista do Alerta Blu, Tatiane Martins.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS