Os trabalhos de ajuda aos atingidos pela enxurrada em Presidente Getúlio (SC) começaram nesta segunda-feira (21/12/20), com uma equipe formada por 18 Bombeiros Voluntários e um cão. As buscas estão sendo realizadas na localidade de Nova Tamanduá, onde ocorreram muitos deslizamentos de terra e eucaliptos, além de lagoas para serem verificadas. Os moradores da área superior desta localidade foram evacuados para sua segurança.
A força tarefa no Alto Vale do Itajaí, que reúne Bombeiros (Militares e Voluntário), Defesa Civil, órgão municipais, Instituto Geral de Perícias (IGP), conta com o reforço de quatro cães de busca. No domingo as buscas se concentraram ao longo da via principal do bairro Ribeirão Revólver, a área mais afetada pelas chuvas.
Pelo segundo dia consecutivo o Grupo de Operações com Cães (GORSC), de Concórdia, participa com o pastor-belga malinois, Thor. Ele é conduzido por Andrio Andrade, Valdecir Franzen, Darlan Duarte e Valmir Pereira da Silva. Os bombeiros de Joinville e Ilhota também atuam com o cães pastor-belga malinois: Duff-01, conduzido pelos bombeiros Flavionei da Braga e Gessinei Assuero; e Eros, binômio com o bombeiro Anderson Gutz. O subcomandante operacional de Presidente Getúlio, Jeisson Lach, conduz o labrador Conan.
Durante a manhã a equipe de voluntários do Grupo Especialista em Resgate e Salvamento (Gerar), de Jaraguá do Sul, localizou o corpo de Lucilla Erhardt Sehnem. Uma máquina para revirar os escombros foi necessária para resgatar a vítima fatal. Durante a tarde, foi localizado o corpo de Alice Kloth, de 78 anos, que era natural de Trombudo Central (SC), também no Alto Vale.
Imagens gravadas em vídeo mostram o rastro de destruição da enxurrada causado pelas fortes chuvas entre a noite de quarta e madrugada de quinta-feira (16 e 17). O total de mortos em Presidente Getúlio chegou a 14 vítimas.
Somando com os dois corpos de Rio do Sul e um de Ibirama, a tragédia chegou a 17 pessoas que perderam a vida no evento climático. Ainda há cinco pessoas desaparecidas e um total de 8 desabrigados, 137 desalojados e 1.600 pessoas afetadas.
A primeira parte do vídeo mostra os Bombeiros Voluntários se deslocando para os locais das buscas, quando é possível ver o rastro de destruição na cidade. Em seguida, imagens com o cão de buscas, além de bombeiros em um ribeirão.