quarta-feira, 20 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Clima Até domingo (20/12) foram encontrados 17 corpos na tragédia do Alto Vale...
- Propaganda -

Até domingo (20/12) foram encontrados 17 corpos na tragédia do Alto Vale do Itajaí

Quatorze deles estavam em Presidente Getúlio (SC). As buscas começaram nesta segunda-feira (21) na região de Nova Tamanduá, onde ocorreram muitos deslizamentos de terra.

07:04

Os trabalhos de ajuda aos atingidos pela enxurrada em Presidente Getúlio (SC) começaram nesta segunda-feira (21/12/20), com uma equipe formada por 18 Bombeiros Voluntários e um cão. As buscas estão sendo realizadas na localidade de Nova Tamanduá, onde ocorreram muitos deslizamentos de terra e eucaliptos, além de lagoas para serem verificadas. Os moradores da área superior desta localidade foram evacuados para sua segurança.

 

 

A força tarefa no Alto Vale do Itajaí, que reúne Bombeiros (Militares e Voluntário), Defesa Civil, órgão municipais, Instituto Geral de Perícias (IGP), conta com o reforço de quatro cães de busca. No domingo as buscas se concentraram ao longo da via principal do bairro Ribeirão Revólver, a área mais afetada pelas chuvas.

Pelo segundo dia consecutivo o Grupo de Operações com Cães (GORSC), de Concórdia, participa com o pastor-belga malinois, Thor. Ele é conduzido por Andrio Andrade, Valdecir Franzen, Darlan Duarte e Valmir Pereira da Silva. Os bombeiros de Joinville e Ilhota também atuam com o cães pastor-belga malinois: Duff-01, conduzido pelos bombeiros Flavionei da Braga e Gessinei Assuero; e Eros, binômio com o bombeiro Anderson Gutz. O subcomandante operacional de Presidente Getúlio, Jeisson Lach, conduz o labrador Conan.

 

Local onde foi encontrado o corpo de uma mulher na manhã de domingo (20/12/20) em Presidente Getúlio.

 

Durante a manhã a equipe de voluntários do Grupo Especialista em Resgate e Salvamento (Gerar), de Jaraguá do Sul, localizou o corpo de Lucilla Erhardt Sehnem. Uma máquina para revirar os escombros foi necessária para resgatar a vítima fatal. Durante a tarde, foi localizado o corpo de Alice Kloth, de 78 anos, que era natural de Trombudo Central (SC), também no Alto Vale.

Imagens gravadas em vídeo mostram o rastro de destruição da enxurrada causado pelas fortes chuvas entre a noite de quarta e madrugada de quinta-feira (16 e 17). O total de mortos em Presidente Getúlio chegou a 14 vítimas.

Somando com os dois corpos de Rio do Sul e um de Ibirama, a tragédia chegou a 17 pessoas que perderam a vida no evento climático.  Ainda há cinco pessoas desaparecidas e um total de 8 desabrigados, 137 desalojados e 1.600 pessoas afetadas.

A primeira parte do vídeo mostra os Bombeiros Voluntários se deslocando para os locais das buscas, quando é possível ver o rastro de destruição na cidade. Em seguida, imagens com o cão de buscas, além de bombeiros em um ribeirão.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.