Associação Gastronômica de Blumenau se mostra surpresa a paralisação do segmento

 

 

 

 

A Associação Gastronômica de Blumenau emitiu uma nota nesta tarde de segunda-feira (20/07/20) se mostrando surpresa com as medidas. O decreto estabelece medidas restritivas que fecham por uma semana restaurantes, lanchonetes, food parks, bares, tabacarias, adegas e similares.

A entidade acredita que o simples fechamento, com a redução do movimento, não vai ajudar muito na diminuição do avanço da Covid-19 no município. Sem a colaboração da população, evitando sair, utilizando as medidas sanitárias, evitando festas particulares, não haverá muitas mudanças.

 

Confira a nota oficial:

A Associação Gastronômica de Blumenau tem atuado de forma constante junto aos bares, restaurantes e similares de Blumenau na intenção de auxiliar da melhor forma possível o setor gastronômico a superar os efeitos desta pandemia.

É com certa estranheza que a informação do fechamento destes locais por meio do decreto divulgado pela Prefeitura de Blumenau chega até nossa entidade, uma vez que os estabelecimentos já estavam cumprindo com a determinação de redução de horário de atendimento, além de acatar todas as normas estipuladas pelos órgãos competentes, como distanciamento social, higienização dos locais e utilização de equipamentos de segurança vinham sendo cumpridas pelos estabelecimentos do setor, fazendo com que os espaços fossem locais seguros, sem a disseminação do vírus.

Uma boa parcela da população continuou agindo como se o vírus não fosse uma ameaça real. Boa parte seguiu a vida como se tudo estivesse normal, não obedecendo às recomendações e desconsiderando os decretos e medidas restritivas, fazendo eventos desnecessários e, principalmente, festas e reuniões particulares.

A determinação de fechamento total pelo período de sete dias de toda forma será cumprida pelo setor, que é um dos mais afetados pelo novo decreto, porém vale destacar que estas medidas por si só não terão efeito se a população não seguir o que vem sendo determinado desde março, quando os efeitos do coronavírus chegaram até nossa região.

Jonatan Benkendorff – Presidente da Associação Gastronômica de Blumenau