Está marcada para às 14h desta quarta-feira (17/06/20), a assinatura do convênio para o balizamento noturno e o cercamento do Aeroporto Regional de Blumenau, o Quero-Quero. A liberação dos recursos foi anunciada pelo Governador Carlos Moisés no dia 23 de setembro de 2019, quando esteve na cidade.
Recentemente a prefeitura recebeu um documento do Governo do Estado alegando dificuldades financeiras para repassar os R$ 4 milhões este ano, devido à pandemia do novo Coronavírus. Há cerca de um mês, o prefeito Mário Hildebrandt se reuniu com o governador Carlos Moisés em Florianópolis, quando sugeriu a transferência dos recursos para 2021. Amanhã (17) ele volta para a capital onde formaliza a assinatura.
“Essa é uma importante conquista para Blumenau. Com os recursos vamos avançar e dar novos passos que evidenciam nosso empenho na ampliação e melhoria dos padrões regulamentares do Aeroporto, como referência operacional e alternativa para futuros investimentos do setor aéreo da cidade” destaca Hildebrandt.
O dinheiro também prevê o cercamento do local, o que irá evitar a circulação de animais junto a pista. Já o balizamento noturno vai permitir a operação no aeródromo quando estiver escuro. As duas ações garantem melhores condições de segurança para a operação do aeroporto.
Vôos noturnos
O balizamento é um sistema de iluminação que define a pista e a zona de pouso, possibilitando vôos noturnos. Atualmente, no Aeroporto Quero-Quero, as aeronaves precisam pousar ou decolar antes do pôr do sol.
O problema atinge principalmente, a atuação do Corpo de Bombeiros, responsável por atender emergências. Sem esta restrição, a equipe médica poderá resgatar mais pacientes em estado grave ou pessoas feridas em locais de difícil acesso. Além disso, o transporte de órgãos durante a noite também poderá ser realizado.
Fundado em 1970, o Aeroporto Regional de Blumenau, atualmente opera na classificação AP-0, ou seja, de operação exclusiva de aviação geral, de serviço de táxi aéreo e/ou de aviação comercial na modalidade de operação de fretamento.
Fonte: Prefeitura de Blumenau