Assembleia decide greve dos bancários a partir da próxima terça-feira (6/10)

Foto: Jaime Batista da Silva | Blog do Jaime

Greve-bancarios_1-10-15_01

Por volta das 19h desta quinta-feira (01), aconteceu a assembleia geral do SEEB, Sindicato dos Bancários de Blumenau, no auditório do *Sintrafite. A categoria reivindica um reajuste de 16% no salário, mas a FENABAN, Federação Nacional dos Bancos, ofereceu somente 5,5%. A proposta foi considerada péssima pelo Comando Nacional de Negociação, porque ficou aquém da inflação de 9,88%, medida pelo IBGE, em relação ao INPC.

Insatisfeitos com a proposta, os sindicalistas seguiram a orientação nacional e  decidiram que a partir da próxima terça-feira, dia 6 de outubro, iniciam uma greve. Com isso o serviço dos bancos ficará paralisado, portanto é importante que as pessoas se programem em relação aos pagamentos.

No site do sindicato, Leandro Spezia, coordenador da FETEC-SC e presidente do SEEB Blumenau e Região avalia que não há alternativa senão a greve, para se buscar índices acima da inflação, com a consequente valorização dos bancários. Segundo ele, a categoria bancária está adoecendo nas agências bancárias pelo acúmulo de serviços e pela pressão na venda de produtos para se alcançar a meta estabelecida pelos bancos, muitas vezes inatingível.

A greve afetará tanto os bancos públicos quanto privados. As agências ficarão abertas com acesso liberado aos caixas eletrônicos. São 1.500 trabalhadores blumenauenses que aguardarão um resultado melhor das negociações entre os dirigentes do sindicato nacional e representantes da FENABAN.

Fotos: Jaime Batista da Silva | Blog do Jaime

* Sintrafite – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, Gaspar e Indaial.

Greve-bancarios_1-10-15_02