quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioGeralAranha-flor é encontrada no Parque Municipal São Francisco em Blumenau

Aranha-flor é encontrada no Parque Municipal São Francisco em Blumenau

Aranha-flor_04
Fotos: Marlon Robinson

 

Apesar de causar repúdio em muitas pessoas, existem exemplares de aranhas que são surpreendentes. Uma delas é essa aranha do gênero Epicadus, mais conhecida como aranha-caranguejo ou aranha-flor. Ela foi encontrada pelo Gerente de Educação Ambiental da FAEMA, Marlon Robinson, no Parque Municipal São Francisco de Assis, localizado atrás do Shopping Neumarkt no centro de Blumenau.

As aranhas dessa família possuem uma espécie de fluorescência no corpo. Esse mecanismo atrai insetos como moscas que comem néctar, borboletas e vespas. Abelhas também são atraídas, porém, elas são bem mais difíceis de iludir.

A aranha-flor foi descrita pela primeira vez em 1931. Até o ano de 1991, pensava-se existir três espécies: branca, amarela e lilás. Neste mesmo ano pesquisadores descobriram que na verdade se tratava de uma única espécie de aranha, ou seja, ela muda de cor. Ao andar, a aranha-flor imita o movimento de uma flor balançada pelo vento. Isso e mais sua mudança de cor, são estratégias para driblar seus principais predadores, os pássaros.

Este aracnídeo vive aproximadamente dois anos e mede em torno de 2,5cm. Devido ao seu pequeno tamanho, não é muito comum encontrá-las. Essa espécie de aranha é considerada a mais evoluída caçadora de insetos do planeta.

Imagens da internet para ilustrar as variações da espécie

Aranha-flor_01

Aranha-flor_02

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS