Apresentada a nova identidade gráfica do município de Blumenau

Criada pelo Sebrae em projeto place branding é disponibilizada para uso em diversos locais e ações.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

Na manhã desta terça-feira (28/03/23), a Prefeitura de Blumenau apresentou uma nova identidade visual para o município. O projeto foi criado pela equipe do Sebrae em um projeto place branding coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo.

Diferente de apenas criar uma logomarca, a proposta é estabelecer uma estratégia mais abrangente, que projeta imagens e gerencie percepções sobre lugares, ligando produtos, espaços, organizações, pessoas e estilos de vida.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foi o resultado de diversos workshops com secretarias da Prefeitura, órgãos públicos, entidades de classe, empresas e autoridades. A ideia é utilizar em vários locais e ações, inclusive cartões de visita, presentes, souvenirs, ofícios e até empreendimentos.  O prefeito Mário Hildebrandt destacou a importância da marca para a cidade, como uma ferramenta de divulgação do que Blumenau tem de melhor.

A criação da marca contou com a participação de secretarias da Prefeitura, órgãos públicos, entidades de classe, empresas e autoridades em diversos workshops. O resultado é uma marca que incorpora a história, cultura e ecossistema de Blumenau em uma rede de associações, ligando negócios, inovação, experiências e bem-estar aos eixos que fazem

Para criação da marca em si, o Sebrae construiu nos workshops um manifesto e propósito. A partir daí foram criadas as personas e usadas inspirações de diversas partes do mundo. A paleta de cores possui cores que remetem aos eixos que fazem referência a Blumenau. Negócios ficou com a cor azul, inovação no amarelo, experiências no vermelho e bem-estar com o verde. Cada cor gera uma forma diferente de aplicação.

Seguindo exemplos de grandes cidades como Berlin, Porto e Barcelona, a nova marca de Blumenau é um passo importante para a cidade se posicionar no cenário turístico e econômico do Brasil e do exterior. A marca não é da prefeitura, empresas ou entidades, mas sim da população, que poderá utilizá-la para projetar uma imagem positiva e significativa da cidade.

 

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]