Após vandalismo, PM instala câmeras de segurança no Mirante em Gaspar (SC)

O crime aconteceu há quase dois meses depois de ser inaugurada. A intenção também coibir furtos e o uso de drogas.

Vandalismo no Mirante Marco Zero Prefeito Evaristo Francisco Spengler | Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)

No dia 25 de novembro de 2022, quase dois meses depois de ser inaugurado, o Mirante Marco Zero Prefeito Evaristo Francisco Spengler em Gaspar (SC) foi alvo de vândalos. Um dos vidros do piso sofreu prejuízos após uma tentativa de quebrá-lo por completo. Na época, a área foi isolada para garantir a segurança.

Com uma área total de quase 300 m², o Mirante fica na região central de Gaspar, em frente à Praça Getúlio Vargas. Ele conta um deck, áreas de exposições, área de convívio, playground e bicicletário. O espaço foi pensado para abrigar exposições de artistas locais e até mesmo eventos e festivais.

Para coibir novos casos de vandalismo, a Polícia Militar instalou uma câmera de segurança com imagens em tempo real monitoradas pela central de policiamento. A intenção também identificar furtos e o uso de drogas no local. Também foi firmado um compromisso com a prefeitura de intensificar o patrulhamento na região central, principalmente nos espaços públicos onde há grande concentração de pessoas.

“O nosso mirante é um lugar para as famílias e de lazer. Sofremos com atos de vandalismo aqui no local e isso vai coibir de alguma forma os danos e se acontecer algo, vamos identificar o criminoso”, disse o prefeito Kleber Wan-Dall.

Foto: Prefeitura de Gaspar (SC)

Vandalismo no Mirante

Desde a sua inauguração, o Mirante de Gaspar recebe diversas manutenções por conta do mau uso do espaço. Em novembro, vândalos quebraram vidros do piso, que segue em isolamento.

O projeto foi executado pela empresa Salver com investimento de mais de R$ 890.000,00. Parte dos recursos, R$ 460.952,38, vieram do Ministério do Turismo através de uma emenda do Deputado Rogério Peninha Mendonça.

Depredação do patrimônio público é crime, além de ser um ato que não causa prejuízo somente à cidade, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.

Os moradores que testemunharem algum ato de vandalismo ou depredação nas áreas de lazer, devem denunciar o caso para a Polícia Militar através do telefone 190.