Após atingir seu pico, o nível do Rio Itajaí-Açu está diminuindo em Blumenau

No único abrigo ativo na noite deste domingo (29/10), há três famílias e oito animais.

Foto: Nikolas Jensen [OBlumenauense]

Contrariando as projeções de que alcançaria 8,50 metros, o nível do Rio Itajaí-Açu marcou 8,38 metros às 17h deste domingo (29/10/2023). Às 20h, o nível já havia recuado para 8,30 metros. Esta foi a quarta enchente registrada em Blumenau no mês de outubro de 2023.

Segundo a Defesa Civil, sete ruas do município apresentaram pontos de alagamento com a cheia desta data. Não houve registros de chuvas nas últimas 12 horas na cidade.

Foto: Nikolas Jensen [OBlumenauense]
O abrigo localizado na Igreja Evangélica Livre (Rua Cidade de Salvador, 89), no bairro Itoupava Norte, acolhe atualmente 10 pessoas e 8 animais. São três famílias compostas por seis adultos, dois adolescentes, duas crianças, cinco gatos e três cachorros.

Previsão indica mais chuvas nesta semana

Na segunda-feira (30), o dia começa com muita nebulosidade e algumas aberturas de sol. Da tarde para a noite, a atmosfera instável e a passagem de uma frente fria sobre Santa Catarina devem provocar chuvas intermitentes de intensidade fraca a moderada na região do Vale do Itajaí. Em alguns momentos, podem ocorrer pancadas isoladas com trovoadas. Não está descartado o risco de chuvas intensas em curto período.

A influência de um sistema de baixa pressão deve manter o clima instável até, pelo menos, quinta-feira (2 de novembro). A previsão aponta para chuvas constantes de intensidade moderada. Assim como nos dias anteriores, há possibilidade de pancadas isoladas com trovoadas. O risco para chuvas intensas em curtos espaços de tempo persiste