Por volta das 15h30min as embarcações que ocupavam o canal do Rio Itajaí-Açú, receberam ordem de se retirarem. A decisão partiu das lideranças do Sindicato dos Armadores e Pescadores, ao anunciaram o fim da greve que impedia o acesso de grandes embarcações, do mar ao canal onde se encontram o Porto de Itajaí e o Terminal Portuário de Navegantes. Não foi só isso, até a travessia do ferry boat, que faz a ligação entre Itajaí e Navegantes foi impedida durante a manifestação.
O fim só foi possível depois que os manifestantes conseguiram em Brasília, o direito de participarem do grupo de trabalho que discutirá a nova lista de espécies ameaçadas de extinção. Pelos próximos seis meses, eles também avaliarão quais as 80 espécies farão parte da pesca comercial. As negociações com os ministérios da Pesca e do Meio Ambiente envolveram o prefeito de Itajaí e o deputado federal Décio Lima (PT).
De certo modo a situação é preocupante por dois aspectos. Primeiro como um canal desses pode ser interrompido, prejudicando o turismo e principalmente a importação e exportação? Segundo, é a lista de espécies. Alguns peixes começam a rarear em nossa costa em função da pesca industrial.