quarta-feira, 14 abril 2021
Início Economia Apoio da prefeitura incentiva trabalho dos agricultores

Apoio da prefeitura incentiva trabalho dos agricultores

trabalhador rural ilustrado

A Prefeitura de Blumenau fecha 2013 com um saldo muito positivo de atividades desenvolvidas em benefício dos agricultores e trabalhadores rurais da cidade. Em um balanço apresentado neste mês, a Diretoria de Desenvolvimento Rural, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, aponta as inúmeras ações realizadas no intuito de promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da prestação de serviços de assistência técnica e de extensão rural.

Neste ano, visando fortalecer os empreendedores rurais e a agricultura familiar, mais 550 atendimentos de orientação foram realizados. Ao todo, 227 propriedades foram atendidas com o serviço de patrulha mecanizada, bem como 1650 toneladas de silagem foram produzidas. Além disso, 573 atendimentos clínicos veterinários e 550 inseminações artificiais foram realizados.

Para contribuir também na comercialização dos itens produzidos pelos agricultores blumenauenses, a Prefeitura tem feito um trabalho importante de incentivar a venda dos produtos. Para isso, sete feiras livres e dez sacolões estão sob o comando a Diretoria de Desenvolvimento Rural, onde estes produtos podem ser comercializados, oferecendo itens de boa procedência e com preço baixo, como frutas, verduras, legumes, geleias e embutidos.

Peixe é outro produto presente nas feiras e que tem grande apoio da Administração Municipal para ser cultivado na cidade. Atualmente, 122 piscicultores são atendidos pela Diretoria de Desenvolvimento Rural. Neste ano, eles participaram de pelo menos cinco reuniões para formação de uma cooperativa e três viagens de campo. Ainda, foi promovido um evento demonstrativo dos resultados obtidos na pesquisa com a espécie Jundiá, que se mostra viável para as condições do município.

Guia de Transporte Animal

Outra novidade que foi implantada neste ano para agilizar o trabalho dos agricultores é quanto à Guia de Transporte Animal. Desde novembro, as Intendências do Garcia e da Vila Itoupava estão emitindo o documento, através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Blumenau e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A medida vem ao encontro da proposta da Administração Municipal de levar os serviços para os bairros. Isso porque antigamente a guia era emitida em apenas dois pontos da cidade, ambos localizados na região norte. A emissão do documento nas Intendências era uma grande necessidade dos produtores, uma vez que muitos deles precisavam percorrer longas distâncias para conseguir o documento, que é indispensável para o transporte de qualquer animal, exceto gatos e cachorros.

Alimentação escolar

Uma medida importante tomada pela Prefeitura neste ano foi mobilizar produtores familiares para produzir e vender seus alimentos para a merenda escolar. Ao todo, 17 contratos foram firmados neste mês com agricultores blumenauenses, que a partir do ano que vem vão fornecer para escolas e centros de educação infantil alimentos oriundos da agricultura familiar de boa procedência.

Além de garantir a segurança alimentar das crianças, a ação garante renda aos produtores. Isso porque os contratos são no valor de aproximadamente R$ 20 mil para cada um. Com isso, o montante investido na agricultura familiar chega a R$ 302 mil. O contrato tem vigência de doze meses, a contar a partir do dia 1° de março de 2014.

via PMB | Texto: Talita Catie

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS