Aplicativo vai ajudar a Polícia Militar Ambiental no controle de javalis

 

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

A Polícia Militar Ambiental apresentou ao governador Raimundo Colombo, nesta quinta-feira (17/8/17), em Lages, o aplicativo Ambiental SC, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) e que vai ajudar no trabalho de controle dos javalis, especialmente nas plantações de propriedades rurais da Serra catarinense.

O Aplicativo Ambiental SC permite que os caçadores de javalis e proprietários rurais cadastram-se no aplicativo, enviando seus dados e uma foto, fazendo com que a Polícia Militar Ambiental acompanhe a atividade. Todo cidadão também pode fazer denúncias de abatimentos ilegais de outros animais através do Ambiental SC, fazendo registros com fotografias. A caça de animais é crime ambiental, a não ser que haja autorização de abatimento, como no caso dos javalis.

 

 

O animal é considerado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como uma das cem espécies invasoras mais perigosas do mundo e tem causado prejuízos no meio rural. “A Polícia Ambiental fez o estudo de caso e definiu a melhor forma de atuar, enfrentar o problema e dar à população a resposta mais eficiente e adequada”, destacou o governador Raimundo Colombo.

 

 

Essa interação com proprietários rurais, controladores, órgãos públicos e Polícia Militar Ambiental, e deve desburocratizar a expedição de permissões para o abate de javalis em Santa Catarina, além de fornecer dados em tempo real sobre capturas, abates, danos e visualizações dos animais. O aplicativo pode ser baixado no celular ou tablet através das lojas dos sistemas operacionais de cada aparelho.

 

Fonte: SECOM/SC