Apesar de 4 enchentes, Oktoberfest reuniu mais de 454 mil pessoas em Blumenau

Durante os dias da 38ª edição da festa, muitas atrações divertiram e encantaram o público, com quase 70 apresentações folclóricas e mais de 300 apresentações musicais.

Foto: Daniel Zimmermann

A Oktoberfest de 2023 em Blumenau foi marcada pelas chuvas, que causaram quatro enchentes, elevando o nível do Rio Itajaí-Açu a mais de 8 metros acima do normal. Desfiles foram cancelados, e a organização desmontou parcialmente algumas áreas do complexo devido à ameaça de inundação do Parque Vila Germânica.

Apesar de tudo, ainda participaram da festa 454 mil pessoas, 146 mil a menos do que o número esperado. Dadas as circunstâncias negativas, não foi um resultado ruim. Os números ainda serão divulgados nas próximas semanas.

Na última noite, que ocorreu neste domingo (29/10/23), realizou-se a escolha da Realeza. Durante todo o dia, mais de 46 mil pessoas passaram pelas catracas da Vila Germânica para desfrutar das opções gastronômicas e apreciar os diversos chopes artesanais dos fabricantes do Vale do Itajaí.

Durante os dias da 38ª Oktoberfest, muitas atrações divertiram e encantaram o público, com quase 70 apresentações folclóricas e mais de 300 apresentações musicais. Este ano, tivemos quatro atrações internacionais: a banda austríaca Die Draufgänger se apresentou no dia 5.

Da Alemanha vieram o grupo alemão Voxxclub, que se apresentou três vezes (dias 11, 13 e 14); e o cantor Tim Toupet, também contratado para três shows (19, 20 e 21). A novidade da semana extra da Oktoberfest foi a banda argentina Polkarock, que subiu ao palco na sexta-feira e sábado (27 e 28).

A festa deste ano teve como destaque a acessibilidade, com a disponibilização de cadeiras de rodas elétricas, totens interativos para orientação e transporte para cadeirantes. A cerimônia final ficou a cargo do Männerchor Liederkranz do Centro Cultural 25 de Julho. Os integrantes desse coro masculino foram responsáveis pelo Show dos Velhos Camaradas. Eles abriram a festa quando buscaram o copo da festa que fica exposto o ano todo em uma casinha de cristal, e no fim, o levaram de volta, na famosa cerimônia dos frades.