Neste momento (9h03min), a temperatura em Blumenau é de 18,7°C; com previsão de não passar dos 27°C nesta quinta-feira (31/05/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 17,2°C. O rio Itajaí está com 51 cm e a umidade relativa do ar em 94%.
O dia iniciou com formação de nevoeiro no Vale do Itajaí. Mas como o tempo fica seco devido a atuação de um sistema de alta pressão, a nebulosidade vai diminuindo aos poucos. Ainda pela manhã, o sol passa a predominar entre nuvens e na tarde a temperatura ficará mais alta. Ventos fracos a moderados soprando de noroeste, passando a sudeste no fim do dia.
Santa Catarina – O sol aparece em todas as regiões. Aumento de nuvens do oeste ao sul no decorrer do dia. Entre a tarde e a noite, pancadas de chuva com trovoada e risco de temporal isolado no Oeste. Temperatura bem elevada, vento nordeste a noroeste, moderado com rajadas mais intensas do oeste ao sul. Uma frente fria avança do Rio Grande do Sul aproximando-se do Estado.
Sexta-feira (1º de junho)
Blumenau – As condições atmosféricas mudam, devido a aproximação e passagem de uma frente fria. O dia já inicia com maior quantidade de nuvens, ocorrem períodos de abertura de sol, mas ainda pela manhã há condição para chuva isolada. Entre a tarde e a noite, a chuva ganha um pouco mais de intensidade e passa a ocorrer de forma mais abrangente acompanhada de trovoadas. Mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 23 e 25°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.
Santa Catarina – Do oeste ao sul, chuva desde a madrugada, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva a partir da tarde, e de forma mais isolada. Não se descarta o risco de temporal localizado, principalmente do oeste ao sul. Temperatura diminui devido à cobertura de nuvens. Vento nordeste a noroeste, moderado com rajadas mais intensas, e a passagem da frente fria.
Sábado (2 de junho)
Blumenau – O tempo permanece instável e a frente fria mantém condição para chuva fraca e isolada, entre a madrugada e a manhã. A partir da tarde o sistema começa a se afastar e dá lugar a uma massa de ar frio, que provoca queda da temperatura. A temperatura mínima será registrada durante a noite e varia entre 13 e 15°C, já a máxima fica entre 21 e 23°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudoeste a partir da tarde.
Santa Catarina – Do oeste ao sul, o sol volta a aparecer, com chuva isolada no início do dia. Nas demais regiões, chuva isolada, melhorando no decorrer do dia, com a frente fria afastando-se do Estado. Temperatura em declínio, devido ao avanço de uma massa de ar frio para SC. A mínima ocorre à noite. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no litoral.
Domingo (3)
Blumenau – A massa de ar seco e frio garante um dia com tempo firme, períodos de abertura de sol e presença e variação de nebulosidade. O frio ganha intensidade no inicio da manhã e a mínima fica entre 10 e 12°C. A nebulosidade não deixa a temperatura se elevar muito no decorrer do dia e a máxima oscila entre 18 e 20°C.
Santa Catarina – Tempo seco e ensolarado em todas as regiões. Temperatura baixa em todas as regiões, devido à massa de ar frio, com mínimas ao amanhecer próximas de 0°C e geada do Oeste ao Planalto. Vento sul a sudeste, fraco a moderado.
Segunda-feira (4)
Blumenau – Um cavado (área alongada de baixa pressão) volta deixar o tempo instável, com céu nublado e com condição para chuva. No inicio da manhã e a mínima fica entre 10 e 12°C, enquanto a máxima oscila de 18°C a 20°C.
Santa Catarina – Aumento de nuvens em todas as regiões. No sul do Estado e Grande Florianópolis, pancadas de chuva com trovoada a partir da tarde, devido a uma baixa pressão em formação no RS. Temperatura baixa na madrugada e em elevação durante o dia, devido ao afastamento da massa de ar frio. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Tendência para SC, entre 5 a 14 de junho de 2018
O período será marcado por maior frequência de chuva em SC, e com valores mais significativos principalmente no norte e litoral do Estado, devido à influência de sistema de baixa pressão no Sudeste do Brasil. Melhora do tempo a partir do dia 11. As temperaturas declinam entre os dias 7 e 8, e no final do período, devido à atuação de massas de ar frio.
Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram