Anvisa estreita relacionamento com agência alemã

 

Com a seleção de uma de suas servidoras, Juliana Machado Braz, para o programa de treinamento da agência reguladora alemã, BFR (Bundesinstitut Für Rsikobewertung), a Anvisa estreita o relacionamento com uma das mais importantes agências mundiais, o que permitirá avanços significativos na regulação de agrotóxicos no Brasil, com o objetivo de garantir a proteção da saúde da população.

Anualmente, o BFR, que, em tradução livre, é o Instituto Federal de Avaliação de Riscos da Alemanha, realiza processo seletivo para que jovens cientistas tenham a oportunidade de conhecer o processo de trabalho alemão e aprimorar de seu conhecimento científico-regulatório.

Processo seletivo

O processo seletivo para o ano de 2017, que escolheu Juliana Braz, foi aberto no final de 2016 e incluiu análise de currículo, apresentação de carta de intenção e de carta de referência. Ainda foram requisitos para a seleção: graduação em áreas científicas relacionadas à atuação da agência e envolvimento em temas relacionados à proteção da saúde da população, além da necessidade de fluência na língua alemã ou inglesa.

A servidora, lotada na Gerência-Geral de Toxicologia (GGTOX) da Anvisa, foi selecionada para um estágio de três meses, como cientista convidada, no Departamento de Segurança de Pesticidas.

O BFR é responsável por garantir a segurança do consumo de alimentos e de outras substância e produtos na Alemanha. Nesse contexto, ele é fundamental na promoção da segurança alimentar.

Identificação de riscos de agrotóxicos

Dentre as suas tarefas, está a identificação de riscos à saúde, a recomendação de medidas para mitigação dos riscos e a comunicação do risco à população em relação aos agrotóxicos.

A avaliação de risco feita por essa agência é baseada em critérios internacionalmente reconhecidos, com base no conhecimento científico mais atual.

Atualmente, o BFR é uma das mais importantes agências regulatórias internacionais, com grande experiência na área de avaliação de agrotóxicos. O BFR realiza avaliações toxicológicas de registro e de reavaliação de agrotóxicos que subsidiam as decisões da Autoridade Europeia para segurança dos alimentos (EFSA).

Além disso, conta com corpo técnico altamente qualificado na área de toxicologia e avaliação do risco e possui procedimentos de avaliação toxicológica para agrotóxicos padronizados e reconhecidos, sendo modelo para muitas outras agências internacionais e sempre participando de todas as discussões mundiais relevantes a respeito da toxicidade de agrotóxicos.

Fonte: ANVISA