Amve é a primeira associação municipalista do Brasil a receber certificação Lixo Zero

sso significa que a Associação alcançou alto índice de aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução do encaminhamento destes materiais para o aterro sanitário.

A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) é a primeira entidade da área do Brasil a receber a certificação internacional Lixo Zero. Isso significa que a Associação alcançou alto índice de aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução do encaminhamento destes materiais para o aterro sanitário.

Segundo o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), lixo zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar práticas de vida, a fim de incentivar os ciclos naturais sustentáveis em que os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

O trabalho rumo à excelência em sustentabilidade tem sido feito nos últimos anos com a reestruturação do programa de gerenciamento de resíduos e inserção de práticas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na entidade. Com isso, foi possível alcançar 92,7% de desvio de aterro, ou seja, do montante de resíduo produzido na instituição, somente 7,3% vão para aterro sanitário, os demais são recicláveis, encaminhados para compostagem ou outros destinos corretos.

A auditoria do Instituto Lixo Zero Brasil apontou também índice de boas práticas com nota A para a Amve. Isso demonstra que a Associação possui as melhores práticas na gestão dos resíduos, reutilização de materiais e capacitação da equipe de colaboradores.

No início do projeto, a Associação encaminhava para reciclagem cerca de 49% de resíduos, e em agosto deste ano, após as melhorias implementadas, atingiu 92,7% de reaproveitamento. A conquista é resultado também do engajamento da Agência Intermunicipal de Regulação de Serviços Públicos (Agir) e da Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (Apis), entidades que atuam no mesmo prédio e adotaram as medidas sugeridas pela Amve.

“Essa conquista reforça nossos valores pela sustentabilidade. Queremos não só promover o bem-estar das pessoas, mas também garantir que as futuras gerações recebam de nós um planeta ambientalmente sustentável e socialmente mais justo. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros no municipalismo a alcançar este selo, demonstrando que estamos alinhados com os valores e os anseios de um futuro com mais consciência e comprometimento ambiental”, destaca o presidente da Amve, Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.

Certificado Lixo Zero

Agora, com a certificação, a Amve deve manter e implementar melhorias no gerenciamento de resíduos. Além disso, as ações da entidade devem atuar em torno de 10 princípios do Lixo Zero:

  • compromisso com o Triple Bottom Line, a fim de garantir que os padrões de desempenho social, ambiental e econômico sejam obtidos simultaneamente,
  • aplicar o princípio da precaução antes da introduzir novos produtos e processos,
  • desviar de aterro mais de 90% dos resíduos sólidos que são gerados nas operações da organização,
  • assumir a responsabilidade financeira e/ou física por todos os produtos e embalagens produzidos e/ou comercializados,
  • utilizar produtos ou matérias-primas reutilizados, reciclados ou compostados,
  • prevenir a poluição e reduzir o desperdício,
  • avaliar continuamente os mercados fornecedores e consumidores,
  • encorajar clientes, funcionários e fornecedores para eliminar o desperdício e maximizar a reutilização,
  • evitar o desperdício na produção e comercialização de produtos ou serviços,
  • eliminar o uso de materiais tóxicos nos processos de produção e comercialização.