Até o dia 18 de outubro, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) vai trabalhar com horário ampliado nas salas de vacinação dos sete Ambulatórios Gerais (AG) da cidade. O serviço passa a ser disponibilizado das 8h até as 20h, e não até as 18h como normalmente. Para a atualização, é importante ter em mãos a carteira de vacinação.
Blumenau tem pouco mais de 7,3 mil crianças que precisam ser vacinadas nesta primeira etapa da campanha do Ministério da Saúde, de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive). O objetivo dessa ampliação no funcionamento das salas de vacina dos AGs é proporcionarmos aos pais mais tempo além do horário de trabalho deles, para que possam levar seus filhos para vacinar e assim garantirmos que as crianças estarão protegidas do sarampo reforça o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
A campanha ocorre nos meses de outubro e novembro, para grupos diferentes. De 7 a 25 de outubro serão vacinadas as crianças ainda não imunizadas de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias (menores de cinco anos). O dia D, de mobilização nacional, ocorrerá no sábado, dia 19. Já entre os dias 18 e 30 de novembro será a vez de adultos de 20 a 29 anos não vacinados receberem a imunização.
Em Blumenau não há notificações de sarampo em 2019 e o último caso adquirido no município foi registrado em 1997. A Vigilância Epidemiológica recebeu cerca de quatro mil doses da vacina para a campanha e desde o início do ano já aplicou mais de 17,5 mil doses da tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
Robô tira dúvidas sobre a vacinação
Em parceria com a Semus, o Rotary Clube de Blumenau Norte criou o robô da campanha de vacinação.  A ferramenta é acessada via bate papo da página do Facebook e fornece respostas sobre diversas questões envolvendo a vacinação contra o sarampo, a febre a amarela e a poliomielite.
Além de informações sobre as vacinas, o público da campanha e contraindicações, é possível consultar as unidades de saúde com sala de vacinação em Blumenau. Acesse o robô clicando aqui.
Por Marília Prado [Secom/BNU]