quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioGeralGrupo vocal com 110 anos de história em Blumenau, dez deles se...

Grupo vocal com 110 anos de história em Blumenau, dez deles se apresentando na Oktoberfest

 

 

Foto: Coro Masculino Liederkranz

 

Na noite de segunda feira (7/10/19), OBlumenauense acompanhou o ensaio geral do Coro Masculino Liederkranz, que apresenta o show “Os Velhos Camaradas”, ou em alemão, Alte Kameraden Treff. Eles integram o Centro Cultural 25 de Julho, conhecido por manter as tradições culturais germânicas. Foi no clube que surgiu o primeiro grupo folclórico de Blumenau.

 

Foto: Coro Masculino Liederkranz

 

Neste último ensaio que aconteceu no Setor Eisenbahn do Parque Vila Germânica, ocorreram os ajustes finais antes da estreia na abertura da 36ª Oktoberfest. A primeira coisa que chama atenção no grupo é a vitalidade e força de vontade dos integrantes, alguns com mais de 80 anos. E para quem pensa que eles ficam mais “sentadinhos”, está enganado. Estes senhores nos impressionam com suas participações performáticas durante o show.

As bailarinas da Cia de Sapateado da Pró-Dança de Blumenau, que são uma atração especial, também participaram. É a quarta vez que acompanham o coral masculino no show na maior festa alemã das Américas. As coreografias que vão embalar as canções já conhecidas do público foram criadas pela professora e coordenadora pedagógica da Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes, Michelle Silveira Nicoletti.

O Coro Masculino Liederkranz foi originalmente fundado em 1909, aqui em Blumenau. Atualmente ele é regido pelo Maestro José Carlos Oechsler e conta com mais de 38 componentes. Eles são convidados para eventos em outras cidades, como no domingo (6), quando fizeram muito sucesso na Festa do Imigrante, que acontece em Timbó (SC).

Músicos de bandas diferentes fazem parte da formação desse show. Quem acompanha este grupo super animado, espera ansioso pelas novidades nas coreografias criadas pelos simpáticos integrantes, além das divertidas fantasias.

Este será o 10º ano que o show Alte Kameraden Treff fará parte da Oktoberfest de Blumenau. Outro motivo de orgulho para o grupo, é que participam diretamente na abertura e encerramento do evento.

 

Foto: Luciano Bernz

 

Com tochas e bandeiras, os monges (coralistas) produtores de cerveja. retiram o caneco da Oktoberfest da “Krugplatz”, a Praça do Caneco. Em seguida, a levam até o palco onde é entregue à rainha da festa. No último dia da Oktober, o caneco volta ao local original (na frente do Bier Vila) onde fica exposto durante todo ano.

O ritual se baseia nos primeiros anos da Idade Média, quando os religiosos passavam longos períodos em jejum. Como eles não podiam ingerir nenhum alimento, apenas bebidas, surgiram as primeiras cervejas com o objetivo de dar sensação de saciedade.

Acompanhe algumas imagens do último ensaio e a entrevista com o presidente do Coro Masculino Liederkranz, Clay Schulze.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS