Os alunos da 7ª fase do Curso de Teatro da FURB fazem no próximo domingo (8/12) o encerramento do 5º Festival Atos de Teatro Universitário, em Campina Grande, na Paraíba. Na ocasião, o grupo apresentará o espetáculo Ópera do Malandro, de Chico Buarque, e contará com a participação do Coro da Universidade Federal de Campina Grande.
O convite para a apresentação foi recebido durante o 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, organizado pela FURB, em julho de 2013. Os alunos, juntamente com a professora Pita Belli já estão em Campina Grande ensaiando para a apresentação.
O espetáculo
Ambientada em um bordel, a Ópera do Malandro conta a história de um malandro carioca, tentando sobreviver nos anos 40, final da ditadura de Getúlio Vargas – clima bem parecido com o de 1978, quando a peça foi escrita por Chico Buarque. A trama gira em torno de Max, ídolo dos bordéis.
A temática retrata a malandragem brasileira no submundo da cidade do Rio de Janeiro, com a chegada das meias de nylon e dos produtos norte-americanos, que entravam clandestinamente. A Ópera do Malandro põe em cena a rivalidade entre o contrabandista Max Overseas e Fernandes de Duran, o dono dos prostíbulos da Lapa.
No meio da briga está Terezinha, a filha única de Duran e de Vitória, e que se casa com Max sob as bênçãos do Inspetor Chaves, o Tigrão, que trabalha para os dois contraventores. O casamento é o golpe final na família Duran: o desgosto dos pais de Terezinha – e, naturalmente, a ameaça aos negócios – é o gatilho da trama em que todos tentam tirar vantagem de todos.
A peça cria, ainda, outros personagens inesquecíveis, como Geni e Lúcia, esta última filha de Tigrão e rival de Terezinha.
via FURB