segunda-feira, 12 abril 2021
Início Cultura Alunos da FURB apresentam Ópera do Malandro em festival na Paraíba

Alunos da FURB apresentam Ópera do Malandro em festival na Paraíba

Ópera do malandro Furb

Os alunos da 7ª fase do Curso de Teatro da FURB fazem no próximo domingo (8/12) o encerramento do 5º Festival Atos de Teatro Universitário, em Campina Grande, na Paraíba. Na ocasião, o grupo apresentará o espetáculo Ópera do Malandro, de Chico Buarque, e contará com a participação do Coro da Universidade Federal de Campina Grande.

O convite para a apresentação foi recebido durante o 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, organizado pela FURB, em julho de 2013.  Os alunos, juntamente com a professora Pita Belli já estão em Campina Grande ensaiando para a apresentação.

O espetáculo

Ambientada em um bordel, a Ópera do Malandro conta a história de um malandro carioca, tentando sobreviver nos anos 40, final da ditadura de Getúlio Vargas – clima bem parecido com o de 1978, quando a peça foi escrita por Chico Buarque. A trama gira em torno de Max, ídolo dos bordéis.

A temática retrata a malandragem brasileira no submundo da cidade do Rio de Janeiro, com a chegada das meias de nylon e dos produtos norte-americanos, que entravam clandestinamente. A Ópera do Malandro põe em cena a rivalidade entre o contrabandista Max Overseas e Fernandes de Duran, o dono dos prostíbulos da Lapa.

No meio da briga está Terezinha, a filha única de Duran e de Vitória, e que se casa com Max sob as bênçãos do Inspetor Chaves, o Tigrão, que trabalha para os dois contraventores. O casamento é o golpe final na família Duran: o desgosto dos pais de Terezinha – e, naturalmente, a ameaça aos negócios – é o gatilho da trama em que todos tentam tirar vantagem de todos.

A peça cria, ainda, outros personagens inesquecíveis, como Geni e Lúcia, esta última filha de Tigrão e rival de Terezinha.

via FURB

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS