Altos níveis de turbidez dificultam o tratamento da água em Blumenau

O SAMAE pede a colaboração da população para evitar o desperdício e utilize a água apenas para tarefas essenciais.

Foto: SAMAE de Blumenau

O dia começou com níveis significativamente altos de turbidez na água, e os reservatórios ainda não alcançaram sua capacidade total em Blumenau. Durante a madrugada desta terça-feira (21/11/23), a equipe do SAMAE realizou uma limpeza de emergência na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 para remover os decantadores saturados por lodo, areia e outros detritos resultantes da turbidez.

A colaboração de todos os moradores é fundamental para normalizar o sistema ao longo do dia. O apelo é para que a comunidade utilize água apenas para tarefas essenciais, especialmente nas áreas mais elevadas, onde o abastecimento está comprometido devido ao consumo excessivo.

Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro da Samae, destacou que, apesar das condições desafiadoras, o tratamento da água está sendo realizado da melhor forma possível. No entanto, os reservatórios não estão se recuperando devido à quantidade de lama presente no Rio Itajaí-Açu, o que está dificultando o processo de tratamento.