As atualizações dos modelos numéricos de previsão do tempo modificaram um pouco a distribuição da chuva prevista para os próximos dias em Blumenau. Nesta quinta-feira (18/8/16) ela deve ser fraca, com chuviscos isolados por alguns momentos, devido à umidade transportada do mar para o continente. No final do dia e principalmente na madrugada de sexta-feira, a chuva ganha força com a influência de um cavado entre SC e o PR e passa a ocorrer com intensidade moderada e associada a descargas elétricas.
Para a sexta-feira permanece a previsão de chuva moderada na madrugada e manhã. A chuva perde força à tarde, mas volta a intensificar no final do dia, com a formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil. Porém o volume indicado hoje é menor que o anterior.
No sábado, que já seria um dia em que o tempo estabilizaria, agora vai apresentar chuva de forma significativa em especial no final do dia. Novamente a chuva ocorre associada a descargas elétricas e não se pode descartar o risco de granizo isolado. No restante do dia a chuva mais intensa se localiza ao norte de Blumenau, se posicionando na divisa entre SC e PR, permanecendo mais fraca no município.
Há previsão de volumes elevados também para o restante do Vale do Itajaí, o que deve refletir no nível do Rio Itajaí-Açú. Na retaguarda desta frente fria avança uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que estabiliza o tempo e declina bruscamente a temperatura a partir de domingo.
As informações foram divulgadas no final da manhã desta quinta pelos meteorologistas Francine Sacco e Gustavo Verardo, do sistema AlertaBlu da Prefeitura Municipal de Blumenau.