Alertablu e meteorologistas do Estado discutem o fenômeno El Niño

O objetivo foi também de elaborar uma previsão da situação climática tendo como base o fenômeno para os meses de novembro, dezembro e janeiro

A equipe de profissionais do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu) avaliaram com meteorologistas do Estado o fenômeno El Niño em reunião no Centro de Operações de Blumenau (COB) no primeiro andar do prédio da Prefeitura. Participaram do encontro três professores meteorologistas e 15 alunos do curso técnico de meteorologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), além de professores e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além fazer um estudo, a reunião teve também como objetivo elaborar uma previsão da situação climática tendo como base o fenômeno para os meses de novembro, dezembro e janeiro. Os trabalhos contaram com a participação de três profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). De acordo com a meteorologista chefe do Alertablu, uma entidade que também faz parte do Fórum Climático de Santa Catarina, Francine Sacco, o Estado já está sendo influenciado pelo El Nino.

Texto: Joni César | via PMB