quarta-feira, 14 abril 2021
Início Clima Alertablu começa a receber as primeiras estações pluviométricas

Alertablu começa a receber as primeiras estações pluviométricas

SAMSUNG

A Squitter Ambiental Equipamentos Profissionais do Brasil Ltda, uma empresa de São José dos Campos, está instalando em Blumenau as estações pluviométricas do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci). São 17 estações, sendo que nove delas já estão implantadas em diversos pontos da cidade. De acordo com o diretor do Alertablu, César Luiz Dalri, a meta da Prefeitura é iniciar a partir de agora testes com os equipamentos. “Os dados coletados serão integrados na central temporária. Em Janeiro e fevereiro do próximo ano vamos fazer os testes dos pluviômetros de forma definitiva”, diz Dalri.

As estações estão sendo implantadas dentro de cercados adequados e seguros para garantir o funcionamento e a própria vida útil dos aparelhos. Alem dos bairros, o Parque Ramiro Ruediger também vai receber uma estação. O sistema Alertablu será uma rede de comunicação integrada no município, funcionando em tempo real, através de uma central permanente instalada na Prefeitura com profissionais qualificados para a prevenção e manutenção em casos de desastres.

O investimento é de R$ 7,105.646,95. A coleta dos dados, que serão obtidos inicialmente pela leitura de estações telemétricas e uma estação meteorológica, será via rádio, com a análise das informações a cada 15 minutos. A meta da Prefeitura é implantar todo o sistema Alertablu até o final de 2017.

via PMB | Texto: Joni César

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS