Alerta Laranja: onda de calor atingirá SC e outros estados a partir de quinta (14/12)

Nesse tipo de fenômeno, a temperatura máxima do dia deve registrar 5° Celsius (°C) acima da média daquela localidade, por um período de três a cinco dias.

Imagem: especial / OBlumenauense

A partir do meio-dia desta quinta-feira (14/12/23), uma intensa onda de calor, classificada como a nona do ano pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afetará 15 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, com duração prevista até 19h de domingo (17). O AlertaBlu já informou na previsão de hoje que os termômetros voltam a 33°C.

O Inmet, ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emitiu na manhã de terça-feira (12) um aviso laranja de perigo, indicativo de uma situação meteorológica perigosa que exige vigilância constante. O fenômeno se caracteriza por temperaturas máximas diárias 5°C acima da média por um período de três a cinco dias. Algumas cidades poderão registrar temperaturas de até 39° C.

De acordo com o instituto, os estados que serão atingidos pelo intenso calor e que estão nesta zona de perigo são os três da região Sul (SC, RS, PR),  quatro do Centro-Oeste (GO, MT, MS e DF) e  no Sudeste (MG, SP, RJ, centro e noroeste do Espírito Santo).

Na região Nordeste, os alertas de calorão vão para os moradores da faixa oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. Já no Norte, a onda de calor atingirá o centro-sul do Tocantins e áreas de Rondônia.

As temperaturas poderão alcançar os 39 C, em algumas cidades brasileiras. A previsão do Inmet aponta que, já nesta terça-feira, a umidade relativa do ar deverá ficar em torno de 40% no Centro-Oeste e 30% no Sul do Brasil

O aumento das temperaturas é atribuído a um conjunto de fatores, incluindo a presença de uma massa de ar mais quente e seca. A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, destaca a influência do fenômeno El Niño, que já afetou o regime de chuvas e temperaturas na primavera e deve persistir no verão, contribuindo para o aumento das temperaturas.

Este aviso de calor elevado alerta para riscos significativos, como incêndios, prejuízos à agropecuária, e impactos à saúde, com possibilidade de insolação em diferentes graus. O Ministério da Saúde recomenda medidas de proteção, como hidratação frequente, evitar bebidas alcoólicas, açucaradas e refrigerantes, buscar locais frescos, usar roupas adequadas, tomar banhos frios, e proteger-se do sol. Além disso, é importante cuidar dos animais de estimação, mantendo-os hidratados e protegidos do calor excessivo.

Em casos de insolação, o SAMU 192 deve ser acionado imediatamente e o paciente deve ser mantido em local fresco, com aplicação de panos úmidos ou spray com água. Para mais informações sobre como lidar com as altas temperaturas, o Ministério da Saúde disponibiliza um guia de informações detalhado.