Fotos e entrevista: Luciano Bernz | Texto: Claus Jensen
A partir desta quarta-feira (5), qualquer cidadão que entrar no prédio da prefeitura precisa se identificar e informar qual área deseja visitar. A catraca, ou sistema de controle de acesso, tem gerado muita polêmica e questionamento sobre sua real necessidade. O cadastro é feito por 4 recepcionistas (duas fazem o cadastro enquanto as outras orientam) e o sistema foi instalado e é administrado pela empresa Khronos Indústria e Comércio, de São José.
Mas além de controlar quem transita no prédio da prefeitura, oferecendo mais segurança aos servidores, há o propósito de melhorar a qualidade no atendimento. Para entender mais detalhes sobre esse assunto, conversamos com Secretário de Administração, Roni Wan Dall.
OBlumenauense: Qual a importância da implantação do controle de acessos no prédio da Prefeitura Municipal?
O sistema vem para dar mais controle e oferecer um atendimento diferenciado para o munícipe que vem ao prédio da prefeitura. Ou seja, antes o cidadão chegava, ia direto ao setor que buscava ou falar com determinada pessoa. Agora ele se identifica e informa à atendente qual departamento procura ou se tem alguma dúvida. Então a ideia é prestar um melhor atendimento e dar mais segurança para ele e ao próprio servidor.
A implantação do sistema, além de melhorar, irá qualificar esse atendimento já que essas informações irão gerar dados estatísticos, que começaremos a acompanhar. Daqui a 30 dias, nós vamos conseguir mensurar qual o departamento mais procurado. Por exemplo, se foi o setor de fiscalização, vai acender um alerta da razão pela qual ele está sendo mais procurado naquele período e momento. Isso nos orienta a buscar soluções do tipo”Será que não é momento de expandir para outro local?”
OBlumenauense: Como é o processo de cadastramento?
Roni Wan Dall: É muito simples e rápido. O cadastramento é feito na hora, mediante a apresentação do documento de identificação às recepcionistas, quando também é tirada uma foto. Os dados ficam guardados não sendo mais necessário esse procedimento em uma segunda visita. Basta se identificar, recebe o crachá, o cidadão resolve o assunto e ao ir embora, devolve o crachá.
Como está no processo de implantação estão ocorrendo pequenas filas, já o próprio servidor que não trabalha no prédio da prefeitura, também está se cadastrando e tem prioridade. Todos os servidores que trabalham aqui já estão cadastrados.
OBlumenauense: Qual é o custo da implantação do sistema para a prefeitura?
Roni Wan Dall: O custo é R$ 27 mil mensais para um contrato de 12 meses, que inclui a instalação dos equipamentos, gerenciamento, manutenção e o serviço de atendimento prestado por quatro profissionais. A partir do décimo terceiro mês os equipamentos passam a pertencer ao município e esse custo já não existirá mais. A não ser que se decida manter os quatro profissionais da empresa prestando o serviço, caso o município entender que não irá gerenciar com equipe própria.
OBlumenauense: Há muitas opiniões divergentes na comunidade sobre a instalação desse equipamento. Um dos questionamentos está relacionado ao momento da crise econômica, em que esse não seria o momento de ter esse gasto. Como a prefeitura se posiciona perante esse tipo de crítica?
Roni Wan Dall: O processo licitatório foi feito no ano passado com previsão de ser instalado no começo de 2015. Então não é algo que foi decidido agora. Decidimos trabalhar com a implantação gradativa, iniciada na parte dos fundos da prefeitura, para que o servidor já pudesse ter uma noção do sistema.
Algumas pessoas até comentaram que esse custo poderia ser aplicado em outras áreas como saúde e educação. Mas os recursos financeiros vem de um só lugar. No nosso entender, não estamos gerando despesas, mas fazendo um investimento, porque oferecemos condições diferenciadas de melhorar a qualidade do atendimento.