quarta-feira, 27 outubro 2021
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Além de controlar o acesso, a catraca da prefeitura tem o objetivo de gerar dados estatísticos

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Fotos e entrevista: Luciano Bernz | Texto: Claus Jensen

A partir desta quarta-feira (5), qualquer cidadão que entrar no prédio da prefeitura precisa se identificar e informar qual área deseja visitar. A catraca, ou sistema de controle de acesso, tem gerado muita polêmica e questionamento sobre sua real necessidade. O cadastro é feito por 4 recepcionistas (duas fazem o cadastro enquanto as outras orientam) e o sistema foi instalado e é administrado pela empresa Khronos Indústria e Comércio, de São José.

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Mas além de controlar quem transita no prédio da prefeitura, oferecendo mais segurança aos servidores, há o propósito de melhorar a qualidade no atendimento. Para entender mais detalhes sobre esse assunto, conversamos com Secretário de Administração, Roni Wan Dall.

Secretário de Administração, Roni Wan Dall
Secretário de Administração, Roni Wan Dall

OBlumenauense: Qual a importância da implantação do controle de acessos no prédio da Prefeitura Municipal?

O sistema vem para dar mais controle e oferecer um atendimento diferenciado para o munícipe que vem ao prédio da prefeitura. Ou seja, antes o cidadão chegava, ia direto ao setor que buscava ou falar com determinada pessoa. Agora ele se identifica e informa à atendente qual departamento procura ou se tem alguma dúvida. Então a ideia é prestar um melhor atendimento e dar mais segurança para ele e ao próprio servidor.

A implantação do sistema, além de melhorar, irá qualificar esse atendimento já que essas informações irão gerar dados estatísticos, que começaremos a acompanhar. Daqui a 30 dias, nós vamos conseguir mensurar qual o departamento mais procurado. Por exemplo, se foi o setor de fiscalização, vai acender um alerta da razão pela qual ele está sendo mais procurado naquele período e momento. Isso nos orienta a buscar soluções do tipo”Será que não é momento de expandir para outro local?”

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OBlumenauense: Como é o processo de cadastramento?

Roni Wan Dall: É muito simples e rápido. O cadastramento é feito na hora, mediante a apresentação do documento de identificação às recepcionistas, quando também é tirada uma foto. Os dados ficam guardados não sendo mais necessário esse procedimento em uma segunda visita. Basta se identificar, recebe o crachá, o cidadão resolve o assunto e ao ir embora, devolve o crachá.

Como está no processo de implantação estão ocorrendo pequenas filas, já o próprio servidor que não trabalha no prédio da prefeitura, também está se cadastrando e tem prioridade. Todos os servidores que trabalham aqui já estão cadastrados.

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OBlumenauense: Qual é o custo da implantação do sistema para a prefeitura?

Roni Wan Dall: O custo é R$ 27 mil mensais para um contrato de 12 meses, que inclui a instalação dos equipamentos, gerenciamento, manutenção e o serviço de atendimento prestado por quatro profissionais. A partir do décimo terceiro mês os equipamentos passam a pertencer ao município e esse custo já não existirá mais. A não ser que se decida manter os quatro profissionais da empresa prestando o serviço, caso o município entender que não irá gerenciar com equipe própria.

OBlumenauense: Há muitas opiniões divergentes na comunidade sobre a instalação desse equipamento. Um dos questionamentos está relacionado ao momento da crise econômica, em que esse não seria o momento de ter esse gasto. Como a prefeitura se posiciona perante esse tipo de crítica?

Roni Wan Dall: O processo licitatório foi feito no ano passado com previsão de ser instalado no começo de 2015. Então não é algo que foi decidido agora. Decidimos trabalhar com a implantação gradativa, iniciada na parte dos fundos da prefeitura, para que o servidor já pudesse ter uma noção do sistema.

Algumas pessoas até comentaram que esse custo poderia ser aplicado em outras áreas como saúde e educação. Mas os recursos financeiros vem de um só lugar. No nosso entender, não estamos gerando despesas, mas fazendo um investimento, porque oferecemos condições diferenciadas de melhorar a qualidade do atendimento.

 

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