O município de Arvoredo teve pelo menos 27 famílias retiradas das residências e 23 estabelecimentos comerciais foram evacuados devido o rompimento da Central Geradora Hidrelétrica – CGH, em Ponte Serrada. O incidente foi registrado por volta de 14h e a previsão é que onda formada pelo rompimento chegue ao perímetro urbano entre 1h e 2h de sábado, 28.
Uma força tarefa composta por instituições de segurança estão a postos para atender qualquer situação. “Estamos lidando com uma situação que não é atípica no Estado, com ruptura lateral. A ação efetiva de mantém a cota de três metros acima do nível do rio, para que as pessoas sejam removidas. Mas estamos monitorando os barramentos abaixo da que se rompeu e a telemetria nos dá um controle do volume que pode chegar em Arvoredo”, enfatizou o Secretário de Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli.
De acordo Moratelli, nesse primeiro momento a preocupação é evitar perda de vidas com as cheias e o incidente que foi registrado em Ponte Serrada e que deve atingir Arvoredo. “Esse é nosso objetivo inicial. Os danos materiais, o Governo de Santa Catarina será parceiro na recuperação. Em relação a auxílio do Governo Federal, a Defesa Civil do Estado estará pleiteando, junto aos órgãos do governo federal.
O Secretário permanece no município de Arvoredo e na manhã desse sábado, 28, segue para outros municípios atingidos. A intenção é estar presente com a Defesa Civil Catarinense em praticamente 100% dos municípios afetados.
Texto: Defesa Civil de SC