Agora você usar o WhatsApp para entrar em contato com a ouvidoria de Blumenau

 

 

Agora, a Ouvidoria da Prefeitura de Blumenau conta com o aplicativo WhatsApp para o recebimento de denúncias, reclamações, sugestões e elogios, pelo número (47) 99769-3773. Mas não adianta tentar ligar, porque só funciona através do envio de mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos. O aplicativo já é utilizado na cidade pelo Procon e pela Praça do Empreendedor.

O novo canal oficial de atendimento foi possível através da Controladoria-Geral do Município (CGM). A ferramenta busca melhorar e facilitar o atendimento às demandas por serviços urbanos, possibilitando uma maior aproximação com os cidadãos.

“O objetivo é facilitar o contato, é ser a voz do cidadão junto ao governo, permitindo a efetiva participação na gestão pública e construindo um governo cada vez mais transparente e próximo das necessidades sociais. O WhatsApp é o caminho natural na atualidade, pois todos estão com o celular em mãos e conectados o tempo todo. Se usado de modo correto, trará resultados positivos para a vida da cidade”, destaca Rodrigo Jansen, controlador-geral do Município.

Para dar o encaminhamento, o usuário deve informar os seus dados de identificação como nome, CPF ou CNPJ, RG e endereço completo. Após receber a solicitação, a Ouvidoria fornecerá como resposta o número de protocolo para o acompanhamento da demanda no sistema de gestão da Prefeitura, que pode ser acessado aqui.

Além do WhatsApp, as demais formas de contato com a Ouvidoria continuam funcionando normalmente. As manifestações também podem ser realizadas pelos seguintes meios oficiais: e-mail ouvidoria@blumenau.sc.gov.br; por carta convencional endereçada à Ouvidoria (Praça Victor Konder, 2 – 1º andar – sala 11 – Centro); pelo telefone 156, na opção 1 do menu; ou ainda presencialmente. A Ouvidoria atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Quando procurar a Ouvidoria da Prefeitura

A Ouvidoria é um canal de atendimento exclusivo para reclamações, denúncias, sugestões e elogios. O usuário somente deve recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, sentir-se mal atendido ou deixar de ter seus direitos garantidos.

A Ouvidoria atua para solucionar esses casos, bem como elaborar propostas que contribuam para o aperfeiçoamento dos serviços e a resolução de problemas. Denúncias de irregularidades ou ilegalidades praticadas por servidores municipais, como descumprimento de obrigações, obtenção de vantagens ou outra situação que possa atentar contra o direito do usuário, também são recebidas pelo órgão. O usuário poderá solicitar que sua identidade seja mantida em sigilo ou, no caso de denúncia, ser realizada de forma anônima.

O controlador-geral do Município, Rodrigo Jansen, reitera que “as solicitações iniciais de serviços devem ser enviadas diretamente aos órgãos responsáveis, e os pedidos de acesso à informação por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC)”.

Conheça mais sobre as Ouvidorias do município e o Portal Transparência.