Aeroporto de Florianópolis adota sistema de monitoramento de temperatura com inteligência artificial

Solução Térmica da Intelbras em uso do Aeroporto de Florianópolis

 

 

 

Solução Térmica da Intelbras em uso do Aeroporto de Florianópolis

 

O Aeroporto Internacional de Florianópolis ( Floripa Airport), atualmente eleito o melhor do Brasil, implementa nova medida para garantir a segurança dos cidadãos. Foram instaladas soluções térmicas da Intelbras na área do desembarque de passageiros, que identifica pessoas com temperatura elevada, um dos sintomas da COVID-19. Além disso, também registra o uso de máscaras.

O equipamento é composto por uma câmera térmica, gravador inteligente de imagens, equipamento de precisão para medição de temperatura e software de gerenciamento. A câmera identifica e gera alertas de pessoas com alta temperatura, de forma automática com auxílio da Inteligência Artificial, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela do operador, entre outros. O sistema também possui reconhecimento facial, o que ajuda na identificação das pessoas de forma rápida e eficaz; esse recurso também conta com a detecção de máscaras, o que auxilia na obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção.

 

Temperatura dos passageiros sendo aferidas no Aeroporto

 

Com o aumento gradual do movimento de passageiros, a Floripa Airport optou pelas câmeras em substituição às pistolas de medição individual de temperatura, garantindo um controle mais rápido e eficaz e evitando aglomeração no desembarque. Em setembro, o aeroporto deve registrar em torno de 1,8 mil passageiros desembarcados por dia.

“A indústria da aviação sempre teve elevados padrões sanitários. E agora nós os intensificamos. A solução térmica é um exemplo, que garante eficácia, conforto e segurança aos nossos passageiros e para a comunidade aeroportuária” observa Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Florianópolis.

 

Temperatura dos passageiros sendo aferidas no Aeroporto

O novo sistema mede a temperatura à distância e de até 15 pessoas simultaneamente. Se um passageiro com temperatura elevada for identificado, ele será abordado pelos profissionais da Vigilância Sanitária municipal, presentes no aeroporto, e encaminhado para avaliação de sintomas. Além da aferição de temperatura, a solução possui tecnologia de reconhecimento facial, que identifica o uso correto de máscaras.

“A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos desafios para as companhias aéreas, aeroportos e passageiros. Nossas soluções também podem monitor e o funcionamento de hospitais, farmácias, bancos, órgãos públicos e setores essenciais”, afirma Marcus Ferraz Haudsch, Gerente de soluções e projetos da Intelbras.

 

A tecnologia

“Inovação faz parte do DNA da Intelbras. Somos uma empresa brasileira com mais de 44 anos de história e inovar faz parte do nosso dia a dia, dos nossos procedimentos, do nosso jeito de agir e de fazer negócios. Possuímos um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina com mais de 300 profissionais, entre engenheiros, designers, pesquisadores, entre outros, dedicados exclusivamente em desenvolver produtos de alta tecnologia e qualidade, como as soluções térmicas que estão sendo utilizadas na Floripa Airport”, complementa Marcus.

 

Passageira passando pela solução térmica da Intelbras na área de desembarque.

 

Sobre a Floripa Airport: A Floripa Airport é uma empresa do grupo suíço Zurich Airport, que detém a concessão do aeroporto de Florianópolis por 30 anos. A concessionária assumiu a administração do aeroporto em janeiro de 2018 e, tão logo assumiu, já iniciou a construção de um novíssimo terminal de passageiros, 4 vezes maior que o antigo e que foi inaugurado em outubro de 2019. Atualmente, é reconhecido como o melhor do país pela Pesquisa de Satisfação Geral de Passageiros, realizada pelo Governo Federal entre os 20 maiores aeroportos do Brasil.

Sobre a Intelbras: A Intelbras é uma empresa brasileira com mais de 44 anos, que desenvolve e produz soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação e energia, que atendem o mercado residencial, condominial e corporativo. Possui duas unidades fabris em São José (SC), uma em Santa Rita do Sapucaí (MG) e em Manaus (AM), exporta para a América Latina e mantém escritório na China. A empresa emprega 3.500 pessoas e faturou R$ 1.9 bilhão em 2019.