Ações farão acontecer a Oktoberfest em Blumenau, de forma segura e incentivando a economia

 

 

 

 

Em 1984, após momento de tragédia em função das enchentes, a Oktoberfest nasceu e representou a resiliência blumenauense. Em 2020, mesmo em contextos diferentes, a organização quer recordar estes princípios. Com o mote “Tradição em superar desafios”, será promovida uma série de ações durante o período de 7 a 25 de outubro, quando originalmente ocorreria a festa, com o objetivo de incentivar a retomada da economia local e auxiliar os setores atingidos pelo cancelamento do evento.

No primeiro dia, 7 de outubro, às 20h37, será feita a sangria do barril de chope, transmitida online para toda a população. A cerimônia sempre marcou o início da festa, que nos tempos atuais tem a ainda o cortejo dos frades.

Os números tem um significado especial, 20 lembrando nosso ano, e 37, o número do que seria esta edição da Oktoberfest. Para essa data, o Parque Vila Germânica pede para que todos os blumenauenses participem juntos dessa abertura oficial, seja lá onde estiverem, através de seus celulares, computadores ou tablets.

A cor adotada foi o azul, para recordar o tom que dominou a primeira edição. Além disso, lembra as cores da bandeira da Bavária, estado alemão, que tem como capital Munique, onde foi realizada a primeira Oktoberfest do mundo. O azul também lembra Alles Blau, expressão alemã muito usada para dizer que vai ficar tudo bem.

Entre as ações, bares e restaurantes ganharão decoração especial, promovendo cardápio típico e promoções. Para esses mesmos estabelecimento, o DJ Denny Mello fez uma playlist com várias músicas típicas da Oktoberfest, disponibilizadas na plataforma Spotify.

 

 

Bares e restaurantes decorados

Com o objetivo de levar um pouquinho da Oktoberfest aos bares e restaurantes de Blumenau, será entregue kit de decoração a cerca de 50 estabelecimentos, contendo itens como bandeirinhas, máscaras, trilhos de mesa, jogos americanos e bolachas com a identidade visual criada para a ação. Os locais promoverão cardápio com opções típicas e promoções para incentivar os visitantes a comparecerem utilizando traje típico.

Para auxiliar os músicos, a organização da festa contratará retretas que farão “blitzes” nos estabelecimentos participantes. A programação também prevê uma exposição de carros alegóricos em alguns pontos da cidade. As intervenções serão organizadas tomando todos os cuidados para que não haja aglomeração de público.

 

 

Todos os restaurantes participantes da ação estarão com QR-Code para o monitoramento de casos de Covid-19. Sistema funciona como “Check in voluntário”, em que os visitantes preenchem apenas CPF e telefone. Os dados ficam integrados com a Secretaria Municipal de Saúde, que fará o acompanhamento e supervisão das pessoas que estiveram no mesmo local, e caso haja alguma contaminação por covid-19, os usuários recebem um aviso via telefone cadastrado.

 

 

Incentivo à compra de traje típico

Um dos setores mais afetados pelo cancelamento da festa é o dos trajes típicos. Diversos estabelecimentos contam com a Oktober como grande fomentadora da receita anual. Por isso, a festa fará uma campanha para incentivar a compra de traje típico para a edição de 2021. Em um guia oficial digital, serão divulgados contato e endereço de lojas que vendem os trajes.

Sobre a participação do comércio na ação, outros importantes atores do setor também estarão integrados na campanha e vão decorar seus estabelecimentos, com o intuito de a cidade “vestir” as cores da ação.
Decoração na cidade

Bandeiras de rua serão instaladas nas ruas XV de Novembro, Antônio da Veiga, Humberto de Campos e Alberto Stein, para levar a essência da festa às ruas e deixar claro o objetivo da ação. Afinal de contas, “Nada é mais Blumenau que superar desafios”.

Importante ressaltar que todos os artigos da ativação foram financiados pelas patrocinadoras da ação.

 

Foto: divulgação

 

Live de encerramento com Velhos Camaradas

Para fechar com chave de ouro, no dia 25 de outubro, uma grande live será transmitida, com a reprodução da tradicional cerimônia de encerramento, show dos Velhos Camaradas e, por fim, a procissão dos monges na condução do caneco de volta à Bier Krug. A live não terá presença de público. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Importante ressaltar que todos os integrantes envolvidos na live serão testados para diagnóstico de Covid-19. Além disso, o distanciamento social será mantido e tomados todos os cuidados necessários.

 

 

Câmeras térmicas na Vila

Os bares e restaurantes do Empório Vila Germânica estarão equipados com câmeras térmicas, que funcionam com sistema de inteligência artificial, cedidas por meio de parceria com a Intelbras, patrocinadora da Oktoberfest Blumenau.

A ação é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, com o patrocínio de Cerveja Blumenau, Empório Vila Germânica e Olho Embutidos e Defumados.