Acib manifesta-se contrária a aumento do fundo partidário

Texto: Cristiane Soethe Zimmermann

A Acib (Associação Empresarial de Blumenau) enviou ofício aos 16 deputados federais e três senadores de Santa Catarina na sexta-feira (10), manifestando-se contrária ao aumento da verba do fundo partidário.

O ofício lembra que o Congresso Nacional, ao votar recentemente a Lei Orçamentária, para o exercício 2015, na contramão do atual cenário de dificuldades, triplicou o dinheiro dos contribuintes e pagadores de tributos destinado aos partidos políticos, o chamado “fundo partidário”. O valor, em números estimados, saltou de R$ 289 milhões para R$ 867 milhões. “Não se pode concordar com isso. É um deboche com a população, frente ao que se vivencia nos dias atuais”, aponta o documento, assinado pelo presidente da Acib, Carlos Tavares D’Amaral.

“Fazer política com o dinheiro do povo brasileiro não faz sentido algum, ainda mais quando se constata que os serviços públicos são de baixíssima qualidade. Esse dinheiro daria resultado se fosse investido em obras e serviços que trouxessem reais benefícios ao povo. Aliás, aqui na nossa região, vê-se a obra de duplicação da BR-470 se arrastando num ritmo inadmissível. Nesta toada, demorará décadas para ser concluída”, acrescenta.

O que deveria ser feito, de acordo com a opinião da entidade, seria acabar com o repasse de dinheiro do povo brasileiro aos partidos políticos. “Queremos, antes de qualquer coisa, uma verdadeira e profunda reforma política, acabando com todos os privilégios. O Brasil que trabalha e paga tributos não aguenta mais pagar a conta e quase nada receber em troca”, afirma Amaral.