Uma ação conjunta neste domingo (6/03/22) apreendeu 280 canários que eram utilizados em rinhas na zona rural de Gaspar (SC). Assim como nas rinhas de galos, os pássaros são colocados para “brigar” e a luta só termina quando um deles morre ou desiste por não suportar mais os ferimentos.
Para estimular as brigas são mantidas fêmeas presas no local das “brigas”. Em alguns casos, as aves são drogadas ou dopadas com remédios para aguentar mais tempo. Todos os animais encontrados em Gaspar, eram mantidos sob condições precárias e vários deles apresentavam ferimentos graves, caracterizando a condição de maus-tratos
As aves foram recolhidas e encaminhadas para tratamento no Hospital Escola Veterinária da Fundação Universidade Regional de Blumenau (HEV/FURB). Após receberem cuidados veterinários, elas serão libertadas para voltarem à natureza.
Participaram da ação conjunta policiais militares da PM Ambiental (PMA, da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) do 10º BPM, ambos de Blumenau, e do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 18° BPM de Brusque.