Fotos e dados: PRF/SC
Uma ação conjunta entre policiais rodoviários federais, policiais civis e agentes do Ibama flagrou na tarde de sábado (24/6/17) uma refinaria clandestina de petróleo em São Francisco do Sul.
Instalada no bairro Tapera, a empresa só tinha licença para reciclar óleos lubrificantes e outros resíduos químicos. No entanto, no local foram localizados caminhões tanques contendo petróleo cru e ainda 70 mil litros de querosene, um subproduto do petróleo. A natureza das substâncias foram confirmadas por técnicos da Petrobrás, que estiveram no local e colheram amostras para análise em laboratório.
A empresa não possui autorização da ANP (Agência Nacional de Petróleo) para refinar derivados do óleo cru. Além disso, foi multada em R$ 110 mil por agentes do Ibama por descumprir normas relativas ao meio ambiente.
O proprietário de 44 anos, foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia de São Francisco do Sul. Ele foi enquadrado na Lei 8.176, que define crimes contra exploração irregular de fontes energéticas como petróleo e seus derivados.
O estabelecimento foi interditado e prossegue sob investigação para descobrir a origem do petróleo encontrado no local. A suspeita é de que o produto tenha sido desviado de um oleoduto da Petrobrás que existe na região.