quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioEducaçãoACAERT lança campanha "Jeito Catarinense" que mobilizará cerca de 110 mil estudantes

ACAERT lança campanha “Jeito Catarinense” que mobilizará cerca de 110 mil estudantes

 

Por Marco Aurélio Gomes

A ACAERT – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão lança nesta terça-feira (24/04/18), em Chapecó, a maior campanha social e educativa já realizada em Santa Catarina. É o “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas” que envolverá 119.112 mil alunos de 6 a 12 anos de 892 escolas da Rede Estadual de Ensino. O evento terá a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, embaixador da Colômbia, Alejandro Borda, presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli e do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

O objetivo da campanha é motivar toda sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo no seu dia a dia, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas.

 

 

Para incentivar e esclarecer quais são estas atitudes, a campanha propõe o uso de uma cartilha e cartões para traduzir o nosso jeito de fazer as coisas. Os cartões serão utilizados para demonstrar indignação com ações negativas (cartão vermelho) ou reconhecimento para as ações positivas (cartão verde), indicando o jeito certo de fazer as coisas.

Cartão vermelho para o fura fila, quem joga lixo no chão, estaciona em lugar do idoso e briga no trânsito. Cartão verde para quem cede o assento para grávidas no ônibus, faz reciclagem dos resíduos, respeita a faixa de pedestre. Gentileza gera gentileza.

Serão distribuídas 10 mil cartilhas às escolas, com um conteúdo que foi analisado e aprovado por pedagogos e educadores catarinenses, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação.

A inspiração da campanha veio de uma iniciativa da prefeitura de Bogotá, na Colômbia, que conseguiu reverter com essa e outras ações o índice de violência e desequilíbrio social, tornando-se hoje referência para o mundo. Daí a ACAERT faz esse link colombiano para o lançamento em Chapecó.

Videoconferência – Os diretores e professores foram sensibilizados para que participem efetivamente deste esforço coletivo. Por isso, na última sexta-feira (20), houve uma teleconferência com os coordenadores das escolas, para apresentação da campanha.

Confira a cartilha:

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS