segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioEducaçãoAcadêmico da FURB conquista bolsa de estudos em Harvard

Acadêmico da FURB conquista bolsa de estudos em Harvard

Foto: divulgação

 

Por Giovana Pietrzacka, da FURB

O acadêmico do sétimo semestre do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), André Dias, conquistou um feito almejado por muitos: ele foi selecionado para cursar uma matéria como aluno visitante na Harvard Graduate School of Education.

Ele explica que a disciplina trata sobre a relação entre o poeta/escritor e a cidade onde este vive; ou seja, como este tipo de arte altera a cidade e como a cidade do autor altera a obra. Para isso, são utilizados autores americanos (estadunidenses) e até mesmos rappers. “Como esta disciplina é voltada para a professores, o foco é na sala de aula, tanto que o projeto final da disciplina é a produção de um plano de ensino utilizando poesia como método de ensino”, explica.

Pode até parecer um pouco estranho um aluno de Psicologia cursar uma disciplina de poesia. Mas André Dias explica que tudo está relacionado à sua área de atuação. “O curso de Psicologia aborda várias linhas de atuação, entre elas a psicologia social. E a poesia pode ser usada como uma forma de transformação social”, disse, explicando as razões pelas quais escolheu esta disciplina.

E tudo isso tem ainda relação com o trabalho que desenvolve atualmente. Ele atua junto à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-FURB) com projetos de ações integradas. “Sou agente de desenvolvimento solidário atuando com populações na faixa da extrema pobreza. Uma função voltada também à psicologia social: ou seja, a aplicação da minha graduação e também desta disciplina como aluno visitante são na mesma área”, disse.

Dias conta que a escolha por ser um aluno visitante na Harvard Graduate School of Education foi demorada. Como o número de bolsas não é revelado, a disputa é bem concorrida. Ele precisou de tradutor juramentado para uma série de documentações. “Até para que eles levassem com consideração atividades extra classe, no meu caso, esportes, participações e premiações em saraus de poesia e atividades voluntárias”, disse. Dias fez inclusive uma entrevista por videoconferência e a Universidade o aceitou.

A disciplina começou em janeiro e seguirá até o final deste semestre.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS