segunda-feira, 26 julho 2021
InícioArtigoColunaAcadêmicas da FURB criam jogo para auxiliar aprendizado de matemática

Acadêmicas da FURB criam jogo para auxiliar aprendizado de matemática

 

 

 

Por João Paulo Taumaturgo

Fico feliz quando alguns leitores me procuram para falar das suas iniciativas buscando espaço neste coluna. É muito gratificante poder falar e divulgar boas ideias.

Nesta semana quem me procurou foram as acadêmicas da FURB Sabrina Tavares de Oliveira e Bárbara Stéfany. As duas são estudantes do 6° semestre de pedagogia e desenvolveram algo bem interessante.

Durante o seu estágio em uma escola pública da nossa cidade, elas observaram que alguns alunos do 5° ano estavam com dificuldades no aprendizado das expressões numéricas, quem aprendeu isso na quarta-série sabe bem do que eu tô falando, e vejam só… Não se limitaram apenas a passar material no quadro, mas sim, resolveram inventar um jogo para que os alunos aprendessem brincando.

“No início as crianças ficaram com receio, mas depois que pegaram gosto não queriam mais parar de jogar” comentou comigo a Sabrina.

Eu achei a ideia sensacional! Precisamos mesmo reinventar nosso modelo de ensino. Estimular o aprendizado através de ações lúdicas me parece uma ótima forma de aproximar as crianças do conhecimento.

Mas o mais legal é que elas não querem parar por aqui, no ano que vem acontecerá um evento no Rio de Janeiro chamado ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), e elas estão buscando recursos para conseguir chegar no evento e difundir essa ideia nascida em Blumenau. Que tal ajudá-las a chegar lá? Basta acessar a “vakinha” através clicando aqui.

Para quem quiser entender melhor essa história sugiro que entre em contato com elas através do (47) 99778-7632.

Muitas iniciativas blumenauenses são conhecidas nacionalmente, que tal termos uma prática de ensino também?

João Paulo Taumaturgohttps://www.facebook.com/amoblumenau
De formação administrador, mas comunicador por paixão. Procuro trazer pontos de vista sobre os mais variados assuntos. Amo Blumenau.

MAIS LIDAS