sábado, 25 setembro 2021
InícioEsporteAbraço coletivo de atletas marca abertura da Olesc em Rio do Sul

Abraço coletivo de atletas marca abertura da Olesc em Rio do Sul

 

Fotos: Heron Queriz / Fesporte

A 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) começou na noite deste sábado (7/10/17), em Rio do Sul. No ginásio Artenir Werner, a cerimônia empolgou e emocionou a todos, principalmente, aos atletas. O ponto alto foi o abraço entre todos os competidores, durante o discurso do presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho.

Além da união entre os jovens estudantes, a apresentação do grupo Axé Capoeira, de Rio do Sul, arrancou aplausos de todos no ginásio. Nesta edição, serão mais de três mil atletas que até o próximo dia 14, sábado, irão competir em 11 modalidades. São 72 municípios representados na competição.

A Olesc foi aberta oficialmente pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. “Declaro aberta a 17ª edição da Olesc!”, disse Pavan. Em seu discurso, Erivaldo Caetano Nunes, o presidente da Fesporte reforçou a importância da união entre os atletas e a maneira como uma competição esportiva promove benefícios e transformações sociais.

Blumenau conta com uma delegação de 198 pessoas, das quais 166 são atletas de 12 modalidades. Trata-se de uma grande oportunidade para a cidade mostrar toda a sua força no esporte de base. Parte deles, foram na manhã de sábado, e a outra parte chegou neste domingo. É importante ressaltar que as provas das ginásticas artística e rítmica e da natação já ocorreram. Blumenau se destacou na ginástica artística, com o título na categoria feminina e o vice-campeonato na masculina.

 

 

“Precisamos sempre trabalhar juntos pelo esporte de Santa Catarina. Vou fazer um pedido aqui. As maiores amizades conquistamos é pelo esporte. Então, vocês atletas, que estão todos perfilados, se abracem! Façam amizade e aproveitem isso! Isso é o esporte!”, falou Erivaldo Caetano Nunes.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, o seu vice-prefeito, Paulo Cunha, o presidente do Conselho Estadual do Desporto, Alexandre Monguilhott, e o diretor técnico da Fesporte, Dárcio de Saules. Além deles, o coordenador da Olesc, Maurício Scharf, e o gerente de rendimento da Fesporte, Luciano Heck.

As modalidades da Olesc

Em Rio do Sul serão disputadas 11 modalidades: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, caratê, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Isso porque três das 14 modalidades previstas na programação foram antecipadas: natação, ginástica rítmica e ginástica artística.

Municípios acumulam pontos da natação

A natação, que aconteceu em Palhoça, nos dias 16 e 17 de setembro, e teve Joinville como campeão no masculino e Jaraguá do Sul no feminino. A ginástica rítmica teve como campeão o município de Brusque, na competição realizada nos dias 29 e 30 de setembro em Blumenau. Na mesma cidade, também foi realizada a ginástica artística, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, tendo São Bento do Sul como campeão no masculino e Blumenau no feminino.

Com isso, Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque, São Bento do Sul e Blumenau saem na frente no quadro de pontuação que se definirá no dia 14. Desde a primeira edição, em 2001, na cidade de Criciúma até a 16ª, em Caçador, o maior vencedor foi Joinville, com oito títulos.

A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Rio do Sul e a 12ª Agência de Desenvolvimento Regional.

Fonte: Fesporte

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS